sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Prefeitura do Cabo instala letreiro na Praia de Suape

O amor pela cidade do Cabo agora está estampado em um dos pontos turísticos da cidade. A Praça de Suape está recebendo um letreiro com iluminação de Led escrito “ Eu amo Cabo”. A peça tem 12 metros de altura por 10 de largura e vai fazer parte da paisagem local. Durante toda a manhã desta sexta-feira (28/12) a equipe da Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos trabalhou na montagem e iluminação do letreiro. A inciativa foi da Secretaria Executiva de Comunicação, responsável pela criação do projeto.

A nova atração do local será entregue na noite desta sexta-feira, às 19h, pelo prefeito em exercício, Keko do Armazém. “A intenção é criar um marco, comum em centenas de cidades do País, para valorizar o turismo da cidade e criar um cenário para o registro de fotos dos turistas e moradores”, enfatizou o prefeito em exercício.

O secretário das Regionais e Serviços Públicos, Jeferson Timóteo, responsável pela ornamentação junto com sua equipe, destacou que coisas simples, mas feita com carinho e amor, ficam bonitas e que com a implantação do letreiro na praia de Suape, o bairro vai ganhar uma nova vida.

Esta nova ornamentação irá atrair não somente os turistas e visitantes que entram na cidade e param para tirar uma foto e registrar sua passagem pelo município, mas também os cabenses, que poderão ir a local fazer o registro do que será um novo ponto turístico.



Texto: Beatriz Lima/ Secom Cabo
Foto: divulgação

Controle Urbano faz fiscalização para ordenamento de vias públicas

Agentes da Superintendência de Controle Urbano e Guardas Municipais deram início na última quinta-feira (27/12), às ações integradas de fiscalização e ordenamento do comércio irregular em espaços públicos, em Ponte dos Carvalhos. A fiscalização segue até a próxima segunda-feira (31/12) em locais estratégicos da cidade.

A ação tem como objetivo oferecer uma maior mobilidade para pedestres, que encontram dificuldade em transitar em logradouros públicos. Segundo a lei municipal 1.521 /89, é proibido, está sujeito à multa e apreensão, a comercialização irregular de mercadorias em vias públicas.

Outras fiscalizações já foram feitas e os agentes constataram que muitos destes comerciantes possuem cadastro para a comercialização dentro do Mercado Público de Ponte dos Carvalhos. Eles foram orientados pela equipe de controle urbano a utilizar os boxes do mercado, no qual estão cadastrados.

“Muitos comerciantes foram multados e outros notificados para não deixarem os objetos nas calçadas. Nós iremos avaliar cada caso para decidirmos se será possível a devolução das mercadorias. Já o valor da multa corresponde ao número de produtos apreendidos”, explica o superintendente de Controle Urbano, José Felix.



Texto: Luana Oliveira – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Calhetas: Praia de águas mornas e areia dourada é lugar ideal para curtir as férias

A cerca de 40km da capital pernambucana, a praia de Calhetas oferece uma experiência marcante para quem a visita. A pequena baía de águas mornas é bastante procurada por surfistas e mergulhadores devido às suas águas transparentes. Seja passeando de buggy ou de lancha, a praia cercada por rochas e coqueirais é convidativa para passar as férias de início de ano.

Partindo de Gaibu, uma trilha de nível fácil rapidamente conduz até à praia de águas azuis com uma pequena faixa de areia que atrai milhares de turistas o ano todo. Seja para aventurar-se na tirolesa, teleférico ou bronzear-se na faixa de areia branca, a Praia de Calhetas é o local ideal para relaxar, curtir com a família e amigos ou, para os mais ousados, praticar mergulho.

Os visitantes também podem aproveitar para degustar alguns petiscos nos bares que ficam próximos às areias douradas de Calhetas. O mar calmo também é propício para os praticantes de windsurfe e caiaque. A praia também possui um mirante sobre as rochas que aponta para o litoral cabense, e, é possível ver a pequena baía em formato de coração quando vista de cima.

A Prefeitura do Cabo proporciona todo o suporte para os turistas e cabenses que visitam o litoral, através da nova iluminação de led no litoral, disciplinamento de ônibus de excursão e o projeto “Música nas Praias”, proporcionando conforto, segurança e hospitalidade para quem visita às praias cabenses.



Texto: Sidney França/ Estagiária da Secom
Foto: Gilberto Crispim

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Pagamento de 1/3 de férias dos professores será pago nesta sexta-feira

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Administração, comunica o pagamento referente a um terço de férias dos servidores da rede municipal de ensino, nesta sexta-feira (28/12). O benefício estará disponível para 1.457 profissionais e corresponde a mais de  R$ 2 milhões.

De acordo com o prefeito em exercício Keko do Armazém, essa ação é fruto de um planejamento de gestão e de muito trabalho. “Estamos injetando mais dinheiro na economia no final do ano e contemplando esses profissionais que fazem da nossa Educação uma referência no Estado”, observou o gestor.

Com isso em menos de um mês a Prefeitura realizou o pagamento de quatro folhas salariais da educação. “Pagamos o salário de Novembro, o décimo, o salário de Dezembro e agora as férias, mostrando o nosso compromisso com os nossos professores”, destacou Keko.

OBRAS – Ao longo de 2018, diversas ações foram realizadas elevando a qualidade da educação municipal, como a de reformas e construções das unidades escolares, o que permitiu aos professores e alunos usufruir de um ambiente mais apropriado para o aprendizado.



Texto: Natália Andrade/ Estagiária
Foto: Léo Domingos

Procon Cabo tem resultados positivos no ano de 2018

Neste ano de 2018 os cidadãos cabenses e região tiveram seus direitos de consumidor bem atendidos. O Procon Cabo teve resultados bastantes positivos. Os números de audiências e atendimentos somam mais de 4 mil.   Além disso, o órgão organizou mutirões para regularização e quitação de dívidas, além do Projeto Fiscal Mirim que contemplou crianças de 6 escolas municipais com orientações sobre o direito do consumidor.

Só em 2018  foram 482 reclamações protocoladas e 90% delas obtiveram resoluções. E mais: no
total de 25 processos de fiscalização, todos eles foram julgados e aguardam as próximas etapas. De 422 reclamações, 254 (60,19%) foram reclamações sobre produtos. Os maiores serviços atendidos pelo Procon foram assuntos financeiros e produtos, somando mais de 1. 200 serviços atendidos (64,08%).

SUPERENDIVIDADOS – Em agosto, devido ao grande volume de consumidores com problemas financeiros, o Procon Cabo junto ao Procon de Pernambuco realizaram o Mutirão do Superendividamento. O mutirão teve como objetivo negociar dívidas de consumidores com as empresas. Uma equipe de 20 conciliadores esteve presente para negociar dívidas de consumidores com empresas como Celpe, Compesa e bancos. Ao todo, foram mais de R$ 135 mil reais negociados. Foram 552 acordos, todos homologados.
FISCAL MIRIM – O Projeto realizado pelo Procon Cabo junto à Secretaria de Educação no mês de agosto, atendeu 6 escolas municipais do Cabo orientando os alunos sobre direitos do consumidor. Foram 240 crianças atendidas de 7 aos 10 anos e todas receberam certificados por participarem.


Texto: Guilherme Nascimento/ Secom Cabo
Foto: Léo Domingos

Prefeitura está nos preparativos para o réveillon


A Prefeitura do Cabo está nos preparativos para receber 2019 com muita alegria e música. Será disponibilizado um espaço para apresentações próximo às pedras, que contará com palco, banheiros e toldos. O espaço comportará atrações culturais que agitarão o público durante a virada do ano.

 Nomes como Andreza Vieira, Dudu do Acordeon, Rogério Som, Irah Caldeira, Andrezza Formiga, Roberto Cruz e Bruno Felipe serão algumas das atrações da noite. Outros grupos musicais também estarão presentes no evento como o Coco de Pontezinha, Sinceramente Boêmios e a Orquestra das Pás.

Haverá queima de fogos em diversos pontos da cidade para celebrar o ano novo. Gaibu, Jussaral, Charneca, Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, São Francisco, Itapuama, Suape e Nazaré receberão o show pirotécnico à meia-noite do réveillon.

A Superintendência de Controle Urbano e a Secretaria de Defesa Social trabalharão em conjunto para o disciplinamento da Avenida Laura Cavalcante, que receberá esquema de mobilidade especial para o melhor tráfego de pedestres e desobstruir a entrada e saída dos moradores do logradouro. A guarda municipal estará presente para promover a segurança de quem participar das festividades.

A equipe da Secretaria de Limpeza Pública fará uma varrição, lavagem do calçadão e coleta de lixo, a fim de tornar o ambiente mais confortável e limpo para os transeuntes , porém, não substitui o uso dos lixeiros pela população.

Haverá esquema especial de saúde para atendimentos de emergência no Serviço de Pronto Atendimento de Gaibu, com especialistas de plantão para qualquer eventualidade.


Texto: Sidney França/ Estagiário da Secom Cabo

Praias de Itapuama, Enseada, Gaibu e Suape recebem LED

A iluminação em LED chegou as praias do Cabo de Santo Agostinho.  Nas principais vias de Enseada dos Corais e de Itapuama, as antigas lâmpadas foram substituídas pela de nova tecnologia. Esta semana, foi a vez da orla de Suape receber a iluminação que além de ser mais econômica, apresenta menor custo de manutenção.

Foram implantadas 30 lâmpadas, sendo duas por poste.  O sistema que vem sendo adotado no município, reflete uma economia de até  50% com energia, melhor durabilidade, eficiência na iluminação do calçadão e ainda contribui com a questão da segurança pública na área.

Segundo o secretário de Coordenação  Regional e Serviços Públicos, Jeferson Timóteo, a iluminação é um fator que contribui para a diminuição de delitos em determinadas localidades.  ” Por que oferece mais segurança para todos que transitam pela área ”, ressaltou.

 Os postes que apresentavam riscos à população serão substituídos por novos, no total, serão colocados seis novos postes na extensão do calçadão.   Nas praias de Itapuama e Enseadas dos Corais já foram implantadas 5 km de iluminação de Led, além da praia de Gaibu que já está com a orla totalmente iluminada.

A substituição das lâmpadas antigas pela de LED  no município começou em abril deste ano. Já  foram implantadas mais de nove mil lâmpadas luminárias em 18 bairros do Cabo, além de 13 mil manutenções. Esse é o resultado da iniciativa da Prefeitura do Cabo que está, expandindo e fazendo a manutenção de toda a rede de iluminação pública da cidade por lâmpadas de LED.

Texto: Beatriz Lima/ Secom Cabo
Foto: Léo Domingos

Guarda-vidas encontram ninho de tartaruga da espécia Verde em Gaibu

Há novos moradores na orla da praia de Gaibu, litoral da cidade do Cabo. Tratam-se de ovos de tartarugas da espécie Verde ou Aruanã. A área recebeu hoje (26/12), uma inspeção feita pela geóloga da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho,  Cleidiane de Lemos, junto com a guarda ambiental.

A inspeção tratou de analisar a área que foi isolada pelos guarda-vidas. “Nós estamos fazendo um relatório do ninho e encaminharemos para os órgãos responsáveis”, pontuou Cleidiane de Lemos.

A desova das tartarugas marinhas é comum no período de novembro a março, nas praias de Enseada dos Corais e Paiva. Porém, não é comum desova na praia de Gaibu.

Os guardas-vidas estão fazendo o monitoramento do local para garantir a sobrevivência dos animais até o comparecimento dos órgãos responsáveis como o Ibama. O coordenador do grupo de guarda-vidas, Valdo da Silva orienta para que os banhistas tomem cuidado com os ninhos.  “Mesmo a área estando isolada, podem surgir pessoas curiosas no qual possam tentar fazer algo. Nós alertamos para não escavar ou mexer na área isolada e que estaremos vigilantes para a proteção do ninho”, destacou.

Para o fim de ano, os guarda-vidas receberão apoio da guarda municipal para garantir além da segurança das pessoas, a proteção do ninho das tartarugas.



Texto: Guilherme Nascimento/ Estagiário da Secom Cabo
Foto: Pedro Batista

domingo, 23 de dezembro de 2018

Calçadas de Pirapama estão sendo recuperadas

Continuam sendo intensificados pela Prefeitura os serviços de recuperação de meios-fios e calçadas do Cabo. Nesta sexta-feira (21/12), a Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos deu início a  construção de calçadas da rua da Saúde, em Pirapama. O objetivo é melhorar o trânsito de pessoas e garantir a segurança e acessibilidade.

Até o fim deste semestre, o piso cheio de obstáculos e intransitável dará lugar a um cenário de mobilidade, que irá contar com 600 metros de novas calçadas. “ À passagem era horrível, tínhamos que andar no meio da rua” contou a moradora, Lauracir Ferreira. “ Com as novas calçadas será bem mais fácil o deslocamento” ressaltou.  Além disso, o local está recebendo os serviço de capinação, limpeza de canais, drenagem e recuperação das canaletas.

Segundo o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Jeferson Timóteo, a manutenção das calçadas é um serviço que é fornecido constantemente. “As ruas de grande fluxo acabam sofrendo mais com esta situação, por isso, necessitam de recuperação”, ressaltou.

O próximo pontos que receberá o trabalho será a Avenida Laura Cavalcante.  A orla de Gaibu também será contemplada com novos bancos, pintura de ferros e colocação de novas lixeiras.

SERVIÇO- Além das calçadas a Prefeitura do Cabo está intensificando a construção e substituição de tampas de bueiro, meio-fio, além da recuperação de praças e escadarias. Nesta semana as equipes estão recuperando as escadarias das ruas 38,37e 45, na Charneca.


Texto: Beatriz Lima/ Estagiária Secom Cabo
Foto: João Barbosa

Prefeitura do Cabo entrega novos fardamentos da Guarda Municipal

O prefeito em exercício, Keko do Armazém, realizou nessa sexta-feira (21/12) a entrega dos novos fardamentos da Guarda Municipal. Ao todo, 284 guardas nas áreas patrimonial, ambiental, ronda municipal e agentes de trânsito, receberão o uniforme.

Cada profissional contará com 2 conjuntos de uniformes compostos  por: coturno, bota cano longo ( para motociclistas ), gandolas de mangas longas e curtas, camisa interna, cobertura, divisas e braçal.

O novo fardamento permitirá uma melhor  apresentação de cada setor da Guarda. “Dessa forma, a população vai identificar melhor a atuação de cada profissional, pois são fardamentos distintos”, explicou o secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca.

Keko do Armazém destacou a importância dos uniformes para a corporação municipal, dentro do trabalho que ela desenvolve na sociedade. “Nós prometemos e hoje estamos entregando a primeira remessa dos fardamentos.  No início do próximo ano
estaremos entregando a segunda remessa, equipando melhor os profissionais da Guarda”, afirmou o prefeito em exercício.

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Jussaral recebe ações voltadas para a saúde do homem


A manhã desta quinta-feira (20/12), foi movimentada no distrito de Jussaral. O público masculino da localidade, recebeu ação de conscientização e prevenção relacionada ao câncer de próstata, HIV/ AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. O evento buscou intensificar os cuidados à saúde do homem através de campanhas alusivas do Novembro Azul e Dezembro Vermelho.

Durante o evento foram distribuídas senhas de atendimento para consultas médica, d
entista, teste rápido de HIV e sífilis, vacinação, testes de glicose, aferição de pressão arterial e ofertas de vagas para Urologista – profissional capacitado em detectar câncer de próstata. Entre as atividades realizadas no local estão rodas de conversa em prol de acolher e informar os homens sobre a importância que devem dar ao tema, palestras de orientação nutricional e prática esportiva e lanche coletivo.

O médico da Unidade de Saúde da Família
há 23 anos, Carlos Romero, ressalta a importância de ações que promovam a qualidade de vida da comunidade. “ Especificamente os homens do campo acordam muito cedo para trabalhar e perder um dia de trabalho para cuidar da saúde é muito complicado. Trazer ações que melhoram a oferta de serviços realizados na unidade em um único dia, se torna bastante atrativo para um público que costuma negligenciar os sinais do corpo”, disse.

O aposentado José Alexandre da Silva
aproveitou para realizar alguns procedimentos que estavam atrasados. “A agente de saúde passou informando e não perdi a oportunidade. É muito bom fazer vários atendimentos em um único dia. Estou tranquilo e com a saúde em dia”, declarou.  A unidade conta com atendimentos realizados de segunda a sexta-feira,  das  8h às 17h.


Texto: Natália Andrade/ Estagiária Secom Cabo
Foto: João Barbosa

Dias 24 e 31 de dezembro serão pontos facultativos na Prefeitura do Cabo

Na próxima segunda-feira (24/12) será ponto facultativo no Cabo de Santo Agostinho em função do feriado de Natal. O mesmo no dia 31 de dezembro. Nesses dias, órgãos da Prefeitura da administração direta e indireta estarão fechados. Apenas os serviços essenciais funcionarão normalmente.

Cras Vila Roca marca fim das atividades com evento para todos os grupos

Beneficiários dos programas sociais ofertados pelo Centro de Referência em Assistência Social do Bairro Vila Roca, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, participaram na tarde desta quarta-feira (19/12) do encerramento das atividades do ano. Foi com muita alegria que os técnicos da Secretaria de Programas Sociais que acompanham os grupos de idosos, pessoas com deficiência, Programa Mãe Feliz, Criança Feliz receberam os convidados
para uma tarde repleta de descontração e diversão.

O enredo musical foi oferecido pela Orquestra Alegria das Crianças do Cras Vila Roca formado por instrumentos metais, flauta, bateria e violão. Dezenas de beneficiários participaram deste momento e prestigiaram também a apresentação do coral das crianças e a do Bloco Lírico Idosas do Cras e dessa forma marcaram o encerramento das atividades do ano com esses grupos.

Para as crianças menores foi montada uma área exclusiva para atividades lúdicas orientadas por um arte-educador onde puderam brincar com pintura, desenho, além de desfrutarem de um pula-pula. “Minhas filhas participam da orquestra, gosta muito e eu fico satisfeita de vê-la aprender a tocar um instrumento musical, além de ter um tempo ocupado durante os ensaios”, afirma Damiana Alves, que tem uma filha de 8 anos e outra de 7 anos.

No Cabo de Santo Agostinho todas as localidades têm um núcleo do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), no total são sete unidades que prestam acompanhamento as pessoas em situação de vulnerabilidade.


Texto: Eva Pereira/ Secom Cabo
Fotos: Éder Matias

Programa Bola Pro Alto faz o encerramento anual de suas atividades

Usuários do Programa Bola Pro Alto em Ponte dos Carvalhos participaram nesta quarta-feira (19/12) do encontro esportivo de recreação no Parque dos Eucaliptos. Para esta atividade, os técnicos da Secretaria de Programas Sociais reuniram 145 crianças, com idade entre de 6 a 20 anos, dos núcleos Britão, Praça Marcos Freire e Centro de Referência em Assistência Social da comunidade.

Este encontro marcou o encerramento das atividades do ano com os usuários do
Programa Bola para o Auto. Houve apresentação de cantata natalina das crianças do Cras – Ponte dos Carvalhos e em seguida os técnicos – professores deixaram a diversão por conta dos esportes com bola.

Primeiro as crianças foram divididas em grupos e distribuídas pela quantidade de cada modalidade: futebol, vôlei, handebol e queimado. Um arte-educador ficou com a responsabilidade de descontrair e direcionar a energia das crianças menores com brincadeiras educativas.

Para a jovem Eduarda Santos Soares (11 anos) foi uma manhã muito divertida. “Adorei vir para o parque, foi muito vir e brincar com as crianças dos outros núcleos. Participei do jogo queimado e vim brincar com o palhacinho”, conclui.



PROJETO – O Bola Pro Alto é um projeto ligado à Secretaria de Programas Sociais do município que atende em todo o município cerca de 600 crianças e adolescentes dos 6
aos 17 anos do SCFV, com a proposta de oferecer atividades esportivas aos usuários.



Texto: Eva Pereira/ Secom
Fotos: Éder Matias









Cantata natalina do Caboprev é marcada por emoção e espírito natalino

Os enfeites e luzes natalinas embalaram os cânticos natalinos dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Cabo de Santo Agostinho (Caboprev), na noite dessa quarta-feira (19/12).  A cantata Natalina atraiu servidores, aposentados, pensionistas e familiares para a celebrar a chegada do menino Jesus em frente à sede da autarquia, na avenida historiador Pereira da Costa.

Cantoria popular e natalina encantaram o público que prestigiava o coral de aposentados, que foi fundado em 2014 e é regido pelo maestro Carlos Eduardo Valença de Almeida. O coral também contou com a participação de vários músicos do Conservatório Pernambucano de Música, tocando instrumentos como violino, violoncelo e piano. Vindo de Ponte dos Carvalhos, o espaço de arte e dança Luará fez uma apresentação de ballet clássico, encerrando as programações artísticas da noite.

A servidora aposentada, Sônia Lima, expressou, em nome de todos os aposentados, a sua alegria durante o evento.  “Aproveito o ensejo para parabenizar o presidente do Caboprev pelo excelente trabalho que fez aqui. O Caboprev é um instituto de trabalho sério e compromisso, por isso, precisamos da confiança e colaboração de todos”, declarou a aposentada.

“Esse evento representa o espírito
Caboprev, que como o natal é a esperança da renovação, é a vida que continua e que a aposentadoria não é o fim, mas uma mudança para uma nova etapa”, expressou o presidente do Caboprev, José Albérico.
“Com esse espírito natalino eu trago esse evento que  fizemos para inaugurar essa nova gestão e esse momento especial de reconstrução”, completou o gestor da autarquia.


Texto: Sidney França/ Estagiário da  Secom Cabo
Fotos: Léo Domingos

Emoção e diversão marcam evento de Natal no Recanto da Criança

Natal é união e esperança. E foi com essa emoção que o Recanto da Criança, lar que acolhe jovens em situação de vulnerabilidade, passou o fim de tarde desta quarta-feira (19/12).  A Secretaria Municipal de Programas Sociais – a qual o Recanto é vinculado – promoveu para as crianças momentos de alegria e diversão com a chegada do Papai Noel.

Foram oferecidos os tabús, como é popularmente conhecido no Cabo este tipo de picolé; pipocas e algodão doce para as
crianças. Foi instalado um presépio, símbolo do nascimento de Jesus Cristo, e decorações com as cores natalinas. Além da ilustre presença do Papai Noel a quem as crianças fizeram seus pedidos e conversaram.

Houveram apresentações dos pequenos àqueles que vieram prestigiar. Eles fizeram um pequeno coral onde cantaram canções natalinas popularmente conhecidas, como “Noite Feliz”, “Então é Natal”, entre outras.

Diversos secretários do município estiveram no lar, trazendo alegria e presentes para os pequenos. A secretária de Programas Sociais Edna Gomes, esteve presente para prestigiar o evento e destacou a importância da solenidade para o Recanto e para as crianças. “Já é uma tradição fazer essa festividade. É um momento de doar ternura e carinho para essas crianças que de alguma forma tiveram seus direitos violados e não conseguiram ter isso onde deveriam”, pontuou a secretária que já acompanha este trabalho há muitos  anos.

O prefeito em exercício Keko do Armazém esteve presente.  Emocionado, ele também falou da importância da comemoração para as crianças. “É muito importante para as crianças ter um Natal. É muito bom poder proporcionar para essas crianças, e nós vemos nesse momento que é o Natal, o quanto é importante estar aqui compartilhando isso com essas crianças”, pontuou o prefeito.

SERVIÇO – O Recanto da Criança acolhe mais de 25 jovens de 0 a 12 anos que estavam em situação de risco e vulnerabilidade. O lar é um órgão mantido pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e possui horta, área de lazer, dormitórios, copa, sala de estudos e leitura além de outros serviços fundamentais para o bem-estar das crianças.

Texto: Guilherme Nascimento – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: Pedro Batista

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Estudantes participam da I Mostra Científica do NEAC

O conhecimento científico em escolas públicas é extremamente importante para o crescimento da sociedade,  já que contribui com a transformação social e tecnológica. Por isso, a Secretaria de Educação, através do Núcleo de Estudos Avançados e Científicos (NEAC) está realizando a I Mostra Científica com o tema “Do conhecimento que liberta ao amor que educa: a ciência é feita por nós”, na Escola Doutor Marivaldo Burégio, com alunos do 6º ao 9º ano. A mostra permanecerá até esta quinta-feira (20/12), das 8h às 16h.

O objetivo do evento é mostrar a importância da utilização de conceitos da Robótica e Tecnologia para a compreensão de conceitos da Matemática e Física, bem como o estimulo à pesquisa científica, à participação em competições nacionais e internacionais ao desejo de aprender.

Durante esta quarta-feira (19/12) foram realizadas na Mostra Científica, oficinas de pipa e robótica. Vitor Barros foi um dos alunos que participaram das atividades. Ele esteve responsável pela apresentação da
Oficina de Pipa, que explorou conceitos de linguagem, física e matemática. “Antes de entrar no NEAC, eu imaginava que a pipa fosse apenas uma brincadeira, mas depois descobri que ela é bastante importante para as ciências e foi utilizada como ato de guerra, na China”, disse o aluno da Escola Municipal Doutor Rui Barbosa.

“É muito importante mostrar à população as experiências vivenciadas pelos alunos e os projetos desenvolvidos por eles. Aproveito a oportunidade para agradecer à secretária de
educação, Sueli Nunes e à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho pelo apoio, confiança e incentivo na realização dos trabalhos desenvolvidos pelo NEAC”, contou o coordenador do Núcleo de Estudos Avançados e Científicos, Marcus Vinícius da Silva.

Confira a programação completa desta quinta-feira (20/12)
8h00 às 8h40 – Solenidade de abertura com apresentação cultural
9h00 – Foguete movido a espuma; instrumentos de medida do eixo terrestre; experimentos no processo de iniciação científica; construção de guinomos
9h00 – Experimento: eclosão de ovos de artêmia
9h00 – Oficina de confecção de pipa; jogos matemáticos; grandezas e medidas
13h30 – Robótica no cotidiano
15h30 Solenidade de encerramento

Texto: Luana Oliveira – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Secretaria de Saúde encerra programação natalina nos Caps

As comemorações natalinas nos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) do Cabo de Santo Agostinho se encerraram na manhã desta quarta-feira (19/12). Na ocasião, as crianças participaram de brincadeiras e rodas de conversa, buscando a reabilitação e integração social dos usuários. A última unidade que recebeu a celebração foi o Caps Infantil Ciranda da Vida, localizado em Ponte dos Carvalhos.

“Aproveitamos o momento de festa para alinhar com os pais o que podemos melhorar em 2019. Percebemos que muitas crianças evoluíram bastante o seu desenvolvimento durante o ano. Nosso objetivo é dar aos usuários autonomia e a possibilidade de socializar, por isso que atividades recreativas como essas são tão importantes”, afirmou a coordenadora do Caps Infantil Ciranda da Vida, Marisa Freitas.

Para encerrar as comemorações, as crianças receberam presentes e participaram de um lanche. Para Heloísa Helena, de 11 anos, a festa serviu para reencontrar os amigos. “Eu brinquei com alguns colegas e comi bastante brigadeiro. Adorei brincar e receber o carinho de todo mundo”, destacou.

Além do Caps Infantil Ciranda da Vida, outras unidades como o Caps AD e o Caps Estação Cidadania também receberam as festas natalinas
durante o mês de dezembro.


Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Foto: Pedro Batista

Rua Macau e da Mocidade estão ganhando pavimentação

Mais ruas começaram a ser asfaltadas em Pontezinha.  “ Está ficando lindo, é ótimo ver que a gestão se preocupa com o povo”, disse Daniela Martins que mora na comunidade há 12 anos. Os trabalhos de pavimentação nas ruas da Mocidade e Macau estão sendo realizadas pela Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos iniciaram nesta quarta-feira (19/12) e estão previstas para serem entregues em fevereiro de 2019.

 No total será 800 metros de asfalto. As ruas receberam a drenagem e construção das calçadas antes da pavimentação.   A  localidade sofria com alagamentos que atingiam as  casas dos moradores. Segundo o morador Mizael Bezerra, que vive na comunidade a mais de 20 anos, essa obra irá auxiliar no trânsito  e também na contenção das cheias.  “Antigamente aqui era cheio de buraco. Era horrível para passar e quando chovia entrava água na nossa casa”,  explica.

 Mais que um novo visual, as obras que estão sendo realizadas em Pontezinha trazem mais qualidade de vida aos cidadãos. Sentimento de alívio de quem, durante anos de sua vida, morava em uma rua de terra.  “Quando chovia era só lama, era muito difícil para passar. Com essa obra de pavimentação e drenagem não vamos sofrer mais com isso”, finaliza .

A pavimentações das ruas é uma antiga reivindicação dos moradores que sofriam com problemas estruturais. “ Queremos que a infraestrutura e a qualidade de vida atinjam a todos da cidade”, ressaltou o coordenador Municipal de Obras Públicas,  Daniel Alves.


Texto: Beatriz Lima/ Estagiária Secom Cabo
Foto: Gilberto Crispim

Servidores municipais terão salários antecipados para as festas de final de ano

A notícia não poderia ser melhor para os servidores da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. O calendário de pagamento referente ao mês de dezembro foi antecipado para esta quarta-feira (19/12) para funcionários ativos da prefeitura. Os profissionais da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e estagiários os valores serão depositados na quinta-feira (20/12) e sexta-feira (21/12), respectivamente. No total, o município injetará a quantia de R$ 20 milhões na economia local.

De acordo com o secretário Executivo de Administração e Recursos Humanos, Pablo Cabral, o município costuma antecipar o pagamento em meses que detém grandes festividades como o Réveillon. “ A gestão procura dar aos funcionários condições para aproveitarem as festividades com mais tranquilidade e planejamento. É um ânimo a mais para passar o natal e virada de ano mais felizes e, certamente teremos o comércio local mais aquecido”, disse.

O Cabo de Santo Agostinho é um dos poucos municípios a cumprir com as despesas com funcionalismo neste final de ano, inclusive, antecipando a liberação dos vencimentos. Esta semana, o levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que 1/3 das prefeituras terão dificuldades para pagar os salários e 13º dos servidores. Em Pernambuco, 13 cidades já disseram que não tem como pagar o 13º salário e 30 admitiram o risco de não poder cumprir com a folha de dezembro.

A Prefeitura do Cabo conta com aproximadamente 6 mil funcionários ativos e realiza o pagamento salarial dos servidores sempre nos três últimos dias úteis do mês. Para aposentados e pensionistas do Caboprev, os pagamentos referente ao mês de dezembro foram efetuados na segunda-feira (17/12) e o décimo terceiro salário pago no último dia (10/12), junto com os servidores ativos da Prefeitura.



Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom
Foto: ilustração

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Praça da Cohab contará com uma Academia da Cidade


Mais um bairro do Cabo está recebendo equipamentos para musculação. A praça do terminal de ônibus, na Cohab, contará com uma Academia da Cidade.  Nesta terça-feira (18/12) o prefeito em exercício Keko do Armazém esteve no local para acompanhar a instalação.  Ao todo serão 10 locais dentro do projeto de academias municipais, destinadas à promoção da saúde, através de atividades físicas gratuitas.


Segundo o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos Jefferson Timóteo, o Cabo irá contar outros pontos parar promover prática de exercício físico.  “No município mais três locais irão receber as Academias da Cidade, entre eles, Praça das Azeitonas, Parque dos Eucaliptos, Academia da Cidade do Centro do Cabo” ressaltou.

Os equipamentos são em aço inoxidável, resistentes à chuva e ao sol. É fundamental contar com a orientação de educação física para o início de atividades físicas, por isso, a Prefeitura do Cabo irá disponibilizar profissionais de saúde que estarão locados nas academias para indicar e acompanhar as atividades a serem realizadas pelos usuários.

A praça da Cohab passou por requalificação para receber o novo elemento atrativo do bairro. Foram recuperados os bancos existentes, a pintura e o piso em peyver (tipo de material com formato de tijolo).  Para participar das aulas na academia com os profissionais da Saúde os interessados precisarão se cadastrar.



Texto: Beatriz Lima / Secom
Fotos: Gilberto Crispim e Léo Domingos

Vernissage marca o encerramento de Projetos na Escola Aristheu Figueiredo

Uma exposição cheia de cor e luz, marcou a I Vernissage da Escola Municipal Aristheu Figueiredo, localizado no bairro da Charneca. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (18/12), e encheu os olhos dos pais, comunidade e parceiros com tamanha criatividade e alegria dos estudantes. A iniciativa é apresentada à comunidade escolar com o objetivo de incentivar a cultura, além de valorizar as produções dos pequenos grandes artistas.

Dentre os projetos desenvolvido na escola, o Fabricando Arte ( visa desenvolver habilidades de desenho e pintura)  premiou o estudante Gabriel Silva, de apenas 10 anos, que terá sua tela “ Uma mesma Árvore Genealógica”  exposta no Word Awareness Children’s Museum, nos Estados Unidos. O garoto fala de sua inspiração e o desejo de seguir na profissão. “ Aprendi que posso deixar a mente livre e me divertir com isso. Quero ser pintor quando crescer”, disse. A escola teve sete alunos entre os vinte melhores do Cabo.

A gestora, Morgana Almeida, explica como as atividades exploram a criatividade das crianças. “ Proporcionar o contato com tudo que envolva a arte desde cedo, possibilita ampliar o relatório cultural e isso reflete diretamente na maneira como os alunos vão se comportar diante do mundo no futuro. Fechar o ano mostrando tudo que fizemos à comunidade e permitir que esses alunos se tornem ator principal de suas vidas é fundamental”, destaca Morgana.

Ao longo do evento, apresentações de poesia e música foram realizadas por crianças que mostravam orgulhosas suas apresentações.  Além do Fabricando Arte, mais onze projetos completam a lista dos trabalhos desenvolvidos na escola: Calçada da Fama; Banda Marcial Mirim; Liga pela Paz; Palavra Cantada; Pequeno Príncipe; Ação contra o Lixo; Mais Alfabetizando; Fiscal Mirim; 12 Anos da Lei Maria da Penha; Consciência Negra; Pessoa com Deficiência; e, Dia do Idoso- Aprendendo os direitos com o Estatuto do Idoso.

Sueli Nunes, Secretaria Municipal de Educação, participou do encontro e destacou a dedicação de todos envolvidos. “ Hoje é a I Vernissage do Município e a gestão desta escola conseguiu trazer a comunidade para dentro do ambiente escolar  e com isso, a própria população caminha lado a lado com a escola. Felicidade resume o que sentimos hoje e o conhecimento agregado”,finalizou.  A Escola Municipal Aristheu Figueiredo recebe cerca de 400 alunos do 1° ao 5° ano e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos).

Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Foto: Gilberto Crispim

USF Pirapama recebeu o projeto “Natal sem dor”

A Unidade de Saúde da Família (USF) de Pirapama, recebeu na manhã desta terça-feira (18/12), o projeto “Natal sem dor”. A ação voltada para a saúde bucal das crianças residentes na comunidade, promoveu uma palestra sobre a “Importância da escovação e do controle de açúcares na alimentação”. Na ocasião também foram entregues escovas de dentes e brinquedos infantis.

“Muitas pessoas só procuram os serviços quando estão passando por problemas já existentes. Mas a realidade é que os cuidados com os dentes e a boca devem ser constantes, contando com o acompanhamento de um profissional”, afirmou a dentista Raimunda Marinho. “Além disso, é preciso deixar claro que dentista não é sinônimo de dor.  Hoje os tratamentos são muito mais rápidos e eficazes”, disse.

As crianças também participaram de dinâmicas para estimular a escovação com os pais e os funcionários da Unidade de Saúde da Família. Para Cauã Kadu, de 6 anos, a atividade trouxe muito conhecimento. “Minha mãe me trouxe aqui e eu adorei participar. Aprendi qual era a maneira mais correta de escovar meus dentes e brinquei com os outros pacientes”, finalizou.

Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Foto: Pedro Batista

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Prefeitura do Cabo intensifica sinalização em vias públicas

Com objetivo de facilitar o acesso de pedestre e veículos proporcionando um trânsito mais seguro, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vem implantando e revitalizando às sinalizações das vias públicas. Os serviços são realizados pela Gerência de Trânsito e Transporte- GTT, e inclui pintura em meios fios nas ruas e avenidas do município, lombadas, faixas de pedestres, além de colocação de placas de sinalização por toda cidade.

De acordo com o Djalma Neto,  gerente de Trânsito e Transporte do município, a ação é contínua e visa proporcionar melhorias do trânsito local e maior  acessibilidade aos pedestres e condutores de veículos. “Importante destacar aos usuários das vias públicas de nossa cidade, que prestem atenção nas sinalizações horizontais e verticais, respeitando a velocidade para que possamos ter um trânsito mais seguro e consciente”, ressalta.

Outro ponto que exige bastante atenção dos condutores são os quebra-molas espalhados pela cidade. A colocação de novas lombadas ficam a cargo, exclusivamente, da Prefeitura que deve indicar conforme a legislação, a localização, o espaçamento e o padrão necessários. As lombadas estão regulamentadas pela Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

“ Existe um estudo técnico realizado previamente que identifica os locais com maiores riscos de acidente  provocados por excesso de velocidade. E para estes locais, é determinado a implantação de lombadas, realizada exclusivamente pelo órgão competente, jamais por morador”, destaca, Djalma Neto, gerente da GTT.

A legislação prevê multa para quem coloca lombadas sem permissão e o responsável pelo quebra-molas irregular, se identificado, ainda poderá ser punido criminalmente por danos materiais. “ Se o morador perceber a necessidade de uma nova lombada, deve entrar em contato com a Gerência de Trânsito e Transporte para solicitar a vistoria técnica e aguardar o retorno da Prefeitura”, finaliza Djalma Neto.

Para esta ou demais solicitações, os moradores podem procurar a Gerência de Trânsito e Transporte do Cabo de Santo Agostinho, na BR-101  Sul ou pelo telefone: 3524-9118.


Texto: Natália Andrade/ Estagiária Secom Cabo
Foto: João Barbosa