sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Histórias de superação marcam a 1° Corrida de Mercês

O dia começou com hábitos saudáveis na 1° Corrida de Mercês. Nem mesmo o clima frio e preguiçoso foram suficientes para deixar os moradores da localidade dormindo até mais tarde nesta quarta-feira (12/12). A  ordem por aqui foi de alegria e superação. A largada foi dada por volta de 8h15, e os 90 inscritos precisaram cumprir 4 km de percurso com muita animação, afinal, todos correram para celebrar os benefícios conquistados ao longo do projeto denominado “Medida Certa” de combate ao sedentarismo e obesidade.

A corrida trouxe o tema “No controle da obesidade em busca de saúde” e ofereceu café da manhã aos atletas. Os três primeiros colocados, receberam troféus e entre os vencedores, estão: Luciano Gonçalves e Iracilda Guedes, que disputaram nas categorias masculino e feminino, respectivamente. Todos os atletas receberam medalhas por participação. A dona de casa, Maria Luíza Lima, conta com emoção a luta com o sobrepeso. “ Cheguei ao estágio de obesidade e as dores no joelho atrapalham muito a minha rotina. Quando iniciei no projeto pesava 130 quilos e hoje estou 23 quilos a menos. A felicidade em concluir o percurso correndo é muito grande”, destacou.

De acordo com Edna Diniz, coordenadora da Vigilância Alimentar e Nutricional do Cabo, o propósito principal do projeto é de estimular a prática de atividade física, alimentação saudável e atitudes positivas perante a vida. “É estimulante ver a população engajada neste momento tão importante para a promoção de saúde. Adotar um estilo de vida sedentário aumenta o risco de ter obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, e hoje, estamos presenciando o resultado de toda a dedicação destes moradores”, disse.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2014 a 2017, o número de doenças causadas pelo sobrepeso entre jovens subiu 110%. A iniciativa da corrida surgiu através de uma equipe do próprio bairro, denominada “Medida Certa”. A USF de Mercês possui atualmente, 572 pacientes registrados na unidade com casos de hipertensão arterial e cerca de 200 pacientes com diabetes. Ao detectar hábitos não saudáveis na comunidade, a equipe pôs em prática o Programa Nacional de Combate ao Sedentarismo e Obesidade e desde então, têm alcançado resultados significativos.

As atividades são acompanhadas uma vez por semana pelo professor de Educação Física, Marcos Lins, que disponibiliza avaliação corporal nos pacientes, além de orientações sobre a perda de peso adotando hábitos saudáveis. “ É indiscutível os benefícios e qualidade de vida que o indivíduo ganha com a prática esportiva. Mas é importante procurar profissionais especializados para não sofrer lesões ou problemas mais graves”, concluiu.

Além de promover um momento diferente para a população, os organizadores da corrida estimularam a solidariedade entre os participantes. Todos os alimentados entregues no ato da inscrição serão doados posteriormente a moradores da própria localidade.



Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Fotos: Gilberto Crispim

Nenhum comentário:

Postar um comentário