Neste ano de 2018 os cidadãos cabenses e região tiveram seus direitos de consumidor bem atendidos. O Procon Cabo teve resultados bastantes positivos. Os números de audiências e atendimentos somam mais de 4 mil. Além disso, o órgão organizou mutirões para regularização e quitação de dívidas, além do Projeto Fiscal Mirim que contemplou crianças de 6 escolas municipais com orientações sobre o direito do consumidor.
Só em 2018 foram 482 reclamações protocoladas e 90% delas obtiveram resoluções. E mais: no
total de 25 processos de fiscalização, todos eles foram julgados e aguardam as próximas etapas. De 422 reclamações, 254 (60,19%) foram reclamações sobre produtos. Os maiores serviços atendidos pelo Procon foram assuntos financeiros e produtos, somando mais de 1. 200 serviços atendidos (64,08%).
SUPERENDIVIDADOS – Em agosto, devido ao grande volume de consumidores com problemas financeiros, o Procon Cabo junto ao Procon de Pernambuco realizaram o Mutirão do Superendividamento. O mutirão teve como objetivo negociar dívidas de consumidores com as empresas. Uma equipe de 20 conciliadores esteve presente para negociar dívidas de consumidores com empresas como Celpe, Compesa e bancos. Ao todo, foram mais de R$ 135 mil reais negociados. Foram 552 acordos, todos homologados.
FISCAL MIRIM – O Projeto realizado pelo Procon Cabo junto à Secretaria de Educação no mês de agosto, atendeu 6 escolas municipais do Cabo orientando os alunos sobre direitos do consumidor. Foram 240 crianças atendidas de 7 aos 10 anos e todas receberam certificados por participarem.
Texto: Guilherme Nascimento/ Secom Cabo
Foto: Léo Domingos
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