Uma exposição cheia de cor e luz, marcou a I Vernissage da Escola Municipal Aristheu Figueiredo, localizado no bairro da Charneca. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (18/12), e encheu os olhos dos pais, comunidade e parceiros com tamanha criatividade e alegria dos estudantes. A iniciativa é apresentada à comunidade escolar com o objetivo de incentivar a cultura, além de valorizar as produções dos pequenos grandes artistas.
Dentre os projetos desenvolvido na escola, o Fabricando Arte ( visa desenvolver habilidades de desenho e pintura) premiou o estudante Gabriel Silva, de apenas 10 anos, que terá sua tela “ Uma mesma Árvore Genealógica” exposta no Word Awareness Children’s Museum, nos Estados Unidos. O garoto fala de sua inspiração e o desejo de seguir na profissão. “ Aprendi que posso deixar a mente livre e me divertir com isso. Quero ser pintor quando crescer”, disse. A escola teve sete alunos entre os vinte melhores do Cabo.
A gestora, Morgana Almeida, explica como as atividades exploram a criatividade das crianças. “ Proporcionar o contato com tudo que envolva a arte desde cedo, possibilita ampliar o relatório cultural e isso reflete diretamente na maneira como os alunos vão se comportar diante do mundo no futuro. Fechar o ano mostrando tudo que fizemos à comunidade e permitir que esses alunos se tornem ator principal de suas vidas é fundamental”, destaca Morgana.
Ao longo do evento, apresentações de poesia e música foram realizadas por crianças que mostravam orgulhosas suas apresentações. Além do Fabricando Arte, mais onze projetos completam a lista dos trabalhos desenvolvidos na escola: Calçada da Fama; Banda Marcial Mirim; Liga pela Paz; Palavra Cantada; Pequeno Príncipe; Ação contra o Lixo; Mais Alfabetizando; Fiscal Mirim; 12 Anos da Lei Maria da Penha; Consciência Negra; Pessoa com Deficiência; e, Dia do Idoso- Aprendendo os direitos com o Estatuto do Idoso.
Sueli Nunes, Secretaria Municipal de Educação, participou do encontro e destacou a dedicação de todos envolvidos. “ Hoje é a I Vernissage do Município e a gestão desta escola conseguiu trazer a comunidade para dentro do ambiente escolar e com isso, a própria população caminha lado a lado com a escola. Felicidade resume o que sentimos hoje e o conhecimento agregado”,finalizou. A Escola Municipal Aristheu Figueiredo recebe cerca de 400 alunos do 1° ao 5° ano e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos).
Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário