Realizado nesta sexta-feira (07/12) um bazar com o material confeccionado pelas idosas que participaram da oficina de fuxico ao longo do ano de 2018. Este momento marca o encerramento das atividades do ano com o grupo de 35 idosas que são acompanhadas pelo Centro de Referência em Assistência Social do bairro de Pontezinha. Para o evento foram convidados os usuários do Cras Pontezinha, e idosas do Cras Ponte dos Carvalhos e Charneca. Houve ainda apresentação cultural do grupo de coco formado pelas idosas.
O grupo foi formado em maio deste ano e reúne as idosas da comunidade semanalmente, nas tardes das terças e quintas-feiras. Toda a produção foi utilizada em panos de prato, peso de porta, caminho de mesa, canetas, potes, porta alfinetes e almofadas, além de acessórios que acrescentaram colorido as roupas das dançarinas de coco do Cras Pontezinha. A matéria prima utilizada nos encontros semanais são fornecidos pela Secretaria de Programas Sociais e todo valor arrecadado com a venda dos produtos será usado pelo grupo de fuxiqueiras.
“Este é momento ímpar, pois contribuímos de forma efetiva na qualidade de vida e inclusão dos idosos na comunidade, o resgate da autoestima desse grupo nos deixa muito felizes. Sobretudo o renascimento e resistência da cultura do coco de roda, que elas participaram quando mais jovens e atualmente podem transmitir o ensinamento para as novas gerações”, afirma Edna Gomes, secretária de Programas Sociais.
A proposta do grupo de dança do coco
também foi desenvolvida pela equipe da secretaria de Programas Sociais e possui 21 idosas como a Diomis Maria da Silva, 75 anos. “Eu amo vir para o Cras. Aqui aprendemos, conversamos e sorrimos muito. É uma alegria está com minhas companheiras ocupando um tempo que em casa ficaria ocioso e deixando a gente doente”, enfatiza.
Texto: Eva Pereira/ Secom Cabo
Fotos: Eder Matias
Nenhum comentário:
Postar um comentário