Com objetivo de facilitar o acesso de pedestre e veículos proporcionando um trânsito mais seguro, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vem implantando e revitalizando às sinalizações das vias públicas. Os serviços são realizados pela Gerência de Trânsito e Transporte- GTT, e inclui pintura em meios fios nas ruas e avenidas do município, lombadas, faixas de pedestres, além de colocação de placas de sinalização por toda cidade.
De acordo com o Djalma Neto, gerente de Trânsito e Transporte do município, a ação é contínua e visa proporcionar melhorias do trânsito local e maior acessibilidade aos pedestres e condutores de veículos. “Importante destacar aos usuários das vias públicas de nossa cidade, que prestem atenção nas sinalizações horizontais e verticais, respeitando a velocidade para que possamos ter um trânsito mais seguro e consciente”, ressalta.
Outro ponto que exige bastante atenção dos condutores são os quebra-molas espalhados pela cidade. A colocação de novas lombadas ficam a cargo, exclusivamente, da Prefeitura que deve indicar conforme a legislação, a localização, o espaçamento e o padrão necessários. As lombadas estão regulamentadas pela Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.
“ Existe um estudo técnico realizado previamente que identifica os locais com maiores riscos de acidente provocados por excesso de velocidade. E para estes locais, é determinado a implantação de lombadas, realizada exclusivamente pelo órgão competente, jamais por morador”, destaca, Djalma Neto, gerente da GTT.
A legislação prevê multa para quem coloca lombadas sem permissão e o responsável pelo quebra-molas irregular, se identificado, ainda poderá ser punido criminalmente por danos materiais. “ Se o morador perceber a necessidade de uma nova lombada, deve entrar em contato com a Gerência de Trânsito e Transporte para solicitar a vistoria técnica e aguardar o retorno da Prefeitura”, finaliza Djalma Neto.
Para esta ou demais solicitações, os moradores podem procurar a Gerência de Trânsito e Transporte do Cabo de Santo Agostinho, na BR-101 Sul ou pelo telefone: 3524-9118.
Texto: Natália Andrade/ Estagiária Secom Cabo
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário