sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Engenho Novo recebe mutirão “Mais Sorriso”

A Unidade de Saúde da Família (USF) de Engenho Novo recebeu na manhã desta quinta-feira (13/12) o mutirão “Mais Sorriso”.  Na ação  foram oferecidas avaliações clínicas, restaurações, extrações, aplicações de flúor e resina, além de uma palestra educativa sobre saúde bucal e alimentação saudável.  A iniciativa tem como objetivo zerar a fila de espera por tratamentos bucais nas áreas rurais do município.

Além dos atendimentos, o momento contou
com uma palestra da coordenadora de Vigilância Alimentar e Nutricional do Cabo, Edna Diniz, que expôs os principais nutrientes e vitaminas presentes nos alimentos, além de alertar sobre os componentes que podem gerar problemas dentais, como é  o caso de doces, provocando a cárie.

De acordo com o prefeito em exercício do Cabo, Keko do Armazém, os bairros que não possuem acesso direto aos dentistas passarão a receber prioridade. “Através do
programa “Mais Sorriso”, conseguiremos atingir uma parte da população que se encontra sem acessibilidade aos serviços oferecidos. Sabemos que a saúde bucal afeta diretamente na saúde geral do nosso corpo, por isso iremos promover iniciativas como essa periodicamente”, disse.



Todos receberam escovas dentais e, além disso, as crianças participaram de uma pequena demonstração sobre escovação
correta. “Os dentes são importantes para a mastigação, articulação de palavras e, principalmente a estética. São estruturas fundamentais e que devem receber os cuidados necessários. Devido a este motivo estamos aqui hoje.  Para que possamos dar todo o suporte odontológico necessário para quem precisa”, destacou a Coordenadora de Saúde Bucal, Elizabeth Santana.



“Eu estava com muita dor em dois dentes. Já fiz a avaliação e o dentista me informou que eu deveria realizar as extrações. Fico feliz em saber que resolverei o problema que atrapalha tanto no meu dia a dia. Desejo muito sucesso no novo projeto e que a Prefeitura consiga melhorar a autoestima de outras pessoas, como fez comigo”, afirmou a moradora de Engenho Novo, Tais Silva.

Todos os pacientes que necessitaram de um atendimento com maior complexidade, foram encaminhados para o Centro de Especialidade Odontológica (CEO) e o Posto Vicente Mendes.



Texto: Luana Valentim/ Estagiário da Secom
Fotos: Léo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário