Com o tema “No controle da obesidade em busca de saúde”, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho irá promover no dia 12 de dezembro a 1ª Corrida de Mercês. A concentração, marcada para às 7h30 na Unidade de Saúde da Família (USF) Mercês, seguirá por um percurso de 4 km de distância. Para participar é necessário ser maior de 18 anos e levar 1kg de alimento não perecível. As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (07/12) na própria unidade.
Antes da largada, os participantes poderão contar com muita animação organizada pelo Sarte (Saúde, Arte e Educação), onde será realizado aquecimento e uma grande aula de zumba. Depois da saída na USF, o percurso seguirá pela granja Pajeú e voltará para o ponto de partida. As três primeiras colocações receberão troféus.
Segundo a coordenadora de Vigilância Alimentar e Nutricional do Cabo, Edna Diniz, a comunidade de Mercês sempre procura adotar mudanças de hábitos mais saudáveis. “Esse será um ponto de partida para que outras unidades também promovam atividades que busquem práticas mais benéficas. Já presenciei um caso em que uma moradora do bairro perdeu 35kg num curto período de tempo, através de exercício e alimentação, acompanhada pelos profissionais da USF”, disse.
A iniciativa da corrida surgiu através de uma equipe do próprio bairro, denominada “Medida Certa”. A USF de Mercês já havia detectado vários casos de depressão e dores no corpo devido ao sobrepeso, e após entrar em contato com o grupo, surgiu a ideia da mobilização.
“Além de promover um momento diferente para a população, seremos responsáveis por doar todo o alimento arrecadado para os moradores de Mercês”, destacou a coordenadora da Academia da Saúde do Cabo, Andresa Maria. “Que a corrida é um bem para todos, nós não temos dúvida. Mas não podemos esquecer que a solidariedade com o próximo também rende bons frutos”, finalizou.
Todos os meses, na primeira quarta-feira, a Unidade disponibiliza de avaliação corporal nos pacientes, além de orientações sobre a perda de peso adotando hábitos saudáveis. Atividades físicas também são oferecidas semanalmente por um educador físico.
Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário