segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado com orientação e exames gratuitos no Cabo

Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de prevenir e combater o vírus HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado –  1º de dezembro – data que marca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS -, uma programação especial com orientação e exames gratuitos, no Shopping Costa Dourada.  A ação é alusiva ao Dezembro Vermelho, que intensifica a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

A campanha foi direcionada ao público sexualmente ativo abordados no local por agentes da Coordenação de IST/AIDS Municipal. Uma breve palestra sobre o tema, panfletos educativos e preservativos foram entregues e, logo após, homens e mulheres foram direcionados  à sala montada para a realização de testagem rápida para HIV/ AIDS e sífilis. O motorista, Pablo Silva, aprovou a iniciativa. “ Acho muito válido esses momentos para ficar em dia com a saúde. É fundamental entender a importância com a prevenção”, disse. Segundo a organização, os resultados foram entregues em 30 minutos e os casos reagentes às doenças, os pacientes seriam direcionados a tratamento com infectologista e submetidos a medicação.
De acordo com a coordenadora de IST/AIDS do município, Lúcia Cristina Buarque, entre 2015 e 2017, o Cabo de Santo Agostinho registrou 280 casos reagentes ao HIV. “ Infelizmente nossa cidade possui números expressivos relacionados ao HIV/AIDS e Sífilis. Diariamente o centro de testagem Herbert de Souza recebe cerca de 70 pessoas e sempre temos novos diagnósticos. É muito preocupante. No último mês ( novembro), por exemplo, o Cabo registrou 70 casos de sífilis”, declarou.

“Estamos falando de pessoas por vezes discriminadas e  que ao longos dos anos foram associadas a questões morais, então o preconceito continua muito forte. Tirar as principais dúvidas e mostrar que é possível viver bem com a doença é fundamental.  Mas o tratamento não pode ser abandonado”, finalizou a coordenadora de IST/AIDS, Lúcia Cristina Buarque.

O Cabo de Santo Agostinho dispõe de um Serviço de Atendimento Especializado (
SAE) para portadores do vírus HIV e AIDS, na Policlínica Vicente Mendes, na Cohab. O local, recebe demanda espontânea de moradores do município e cidade circunvizinhas, a partir dos 18 anos, das segundas às sextas-feiras, das 8h às 16h, e em horário especial, nas segundas e quartas-feiras, até as 19h.

A coordenadora do SAE, Luciana Cavalcanti, explica que essa mudanças foi uma forma encontrada pela equipe para que os tratamentos não fossem abandonados. “ Temos 1.050 pacientes cadastrados neste serviço e é possível ter qualidade de vida e doença controlada quando o acompanhamento é realizado corretamente”, ressaltou. A campanha alusiva ao Dezembro Vermelho, receberá nova ação  na próxima quarta-feira (05),  também no Shopping Costa Dourada, das 10h às 14h.

Texto: Natália Andrade
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário