quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Guarda-vidas encontram ninho de tartaruga da espécia Verde em Gaibu

Há novos moradores na orla da praia de Gaibu, litoral da cidade do Cabo. Tratam-se de ovos de tartarugas da espécie Verde ou Aruanã. A área recebeu hoje (26/12), uma inspeção feita pela geóloga da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho,  Cleidiane de Lemos, junto com a guarda ambiental.

A inspeção tratou de analisar a área que foi isolada pelos guarda-vidas. “Nós estamos fazendo um relatório do ninho e encaminharemos para os órgãos responsáveis”, pontuou Cleidiane de Lemos.

A desova das tartarugas marinhas é comum no período de novembro a março, nas praias de Enseada dos Corais e Paiva. Porém, não é comum desova na praia de Gaibu.

Os guardas-vidas estão fazendo o monitoramento do local para garantir a sobrevivência dos animais até o comparecimento dos órgãos responsáveis como o Ibama. O coordenador do grupo de guarda-vidas, Valdo da Silva orienta para que os banhistas tomem cuidado com os ninhos.  “Mesmo a área estando isolada, podem surgir pessoas curiosas no qual possam tentar fazer algo. Nós alertamos para não escavar ou mexer na área isolada e que estaremos vigilantes para a proteção do ninho”, destacou.

Para o fim de ano, os guarda-vidas receberão apoio da guarda municipal para garantir além da segurança das pessoas, a proteção do ninho das tartarugas.



Texto: Guilherme Nascimento/ Estagiário da Secom Cabo
Foto: Pedro Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário