quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Keko do Armazém assina ordem de serviço para pavimentação de ruas em Alto do Colégio, na Cohab

Mais uma ordem de serviço foi assinada nessa terça-feira (30/01). Dessa vez, foi o Alto do Colégio, na Cohab, que recebeu o vice-prefeito em exercício, Keko do Armazém, juntamente com secretários municipais e vereadores para a solenidade.
A comunidade receberá obras de terraplanagem, pavimentação e drenagem de diversas vias, através de recursos próprios do município. A empresa que executará a obra é a Sociedade Brasileira de Construções (SBC), dentro do prazo de seis meses, a partir do início do serviço. Os moradores também ganharão uma praça, proporcionado um ambiente mais alegre para o local, tornando-se também, um espaço para lazer.
Keko destacou que as melhorias fazem parte de um projeto de reestruturação urbana, tornando os ambientes que antes eram hostilizados, locais dignos para a convivência. “O período chuvoso castigava muito essas pessoas. Agora, com a ordem de serviço assinada, os munícipes desfrutarão de dias melhores”, disse.
A próxima ordem de serviço será nesta quinta-feira (01/02), às 16h, em Rosário. A região receberá os mesmos serviços realizados em Alto do Colégio.
Ouça a matéria
Tocador de áudio
        
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Áudio: Uanderson Melo
Fotos: Léo Domingos

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Aulão de zumba agita a Praça 9 de Julho




A aula de zumba mistura ginástica aeróbica e dança latina, o que ajuda a emagrecer e tonificar os músculos, podendo ser praticada por pessoas de todas as idades. Pensando no bem-estar físico e mental da população do Cabo de Santo Agostinho, a Prefeitura oferece aulas gratuitas de zumba em diversos pontos da cidade.

Na tarde dessa terça-feira (30/01), a Praça 9 de Julho recebeu um aulão de zumba. A ação teve o intuito de promover e integrar
as turmas de zumba de vários bairros da cidade, como Garapu, Cohab, Ponte dos Carvalhos e Gaibu. A Guarda Municipal e uma equipe de saúde estiveram no local para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Moshe Caminha, as turmas de zumba somam mais de duas mil participantes em diferentes pontos da cidade. “Promover esse tipo de evento integra os professores e os alunos. Todos no mesmo ritmo para buscar a saúde física e mental”, explicou o Secretário.

Renata Carla, moradora de Garapu, comenta que já está vendo resultados com as aulas promovidas pela prefeitura. “As aulas são muitos boas, principalmente pra quem não tem condições de pagar uma academia”, comentou.

Amanhã o aulão de zumba será na Praça da Estação – Centro, e todos estarão de camisa branca para comemorar o encerramento do Janeiro Branco, campanha que visa os cuidados com a saúde mental.

Texto: Sidney França-Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura e Ministério Público fazem visita técnica na Mata do Zumbi

Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), realizaram na manhã desta terça-feira (30/01), uma visita técnica na unidade de conservação Mata do Zumbi. O intuito da ação foi realizar um estudo da atual situação do lugar para enfrentamento de possíveis crimes ambientais.
A inspeção  teve a participação de uma equipe de Suape, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), além da Guarda Municipal, Secretaria Executiva de Meio Ambiente e da Superintendência de Controle Urbano.
Na oportunidade, a promotora do Ministério Público Estadual/Curadoria de Urbanismo e Meio Ambiente, Janaína Sacramento, informou que “o MP tomou conhecimento da ocorrência desta degradação ambiental e em razão disso, convocou os órgãos que tem obrigação com a área para definir as ações de cada órgão frente a esta questão”, explicou ela.
Durante a ação, uma pessoa foi autuada por crime ambiental e conduzida a Delegacia, posteriormente foi notificada e liberada. De acordo com a Lei n° 9.605/98, artigo 44, extrair de florestas de domínio público ou consideradas de preservação permanente, sem previa autorização, pedra, areia, cal ou qualquer espécie de mineral: Pena- detenção, de seis meses a um ano, e multa.
Devido a isso, a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Catarina Dourado, informou que serão tomadas algumas medidas em conjunto. “É necessária uma atuação forte de fiscalização nessas áreas, que será planejada a partir da definição do Ministério Público dentro das competências de cada instituição”, explicou a secretária.
No local, também foi observado que existem muitas construções irregulares. “Será feito todo um planejamento, no sentido de atuarmos conforme a legalidade, para que, estas casas construídas irregularmente sejam notificadas e aplicado o código de obras do município, quando pertinente”, esclareceu o superintendente de Controle Urbano, João José Félix Júnior.

Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Abertura do ano letivo do Cabo acontece nesta quinta-feira (01)

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizará a abertura do ano letivo 2018 nesta quinta-feira (01/02). A solenidade acontecerá na quadra da escola-modelo Professor Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos, a partir das 8h30. Cerca de mil pessoas entre professores, alunos, colaboradores e autoridades municipais são esperadas.
O evento contará com uma palestra do fundador e orientador de conteúdo da Inteligência Relacional, João Roberto de Araújo, que vai falar sobre o tema “O ambiente afetivo e social da escola e o desenvolvimento das crianças e adolescentes”.

As aulas vão começar no dia 15 de fevereiro em todas as escolas da rede municipal. O Cabo atualmente dispõe de 29.714 alunos e cerca de 3 mil profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos).

Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo

Prefeito do Cabo sai de férias e vice assume o cargo nesta segunda-feira (29)

Pelos próximos 18 dias o município do Cabo de Santo Agostinho será comandado interinamente pelo vice-prefeito Keko do Armazém. Até o dia 15 de fevereiro o prefeito Lula Cabral, estará de férias. A cerimonia de transmissão de cargo aconteceu na manhã desta segunda-feira (29/01), no gabinete, com a presença de assessores e funcionários.

‘’Keko é um vice que trabalha muito e por isso tenho plena confiança nele para estar à frente da nossa cidade, na minha ausência’’, destacou Lula. Já o vice prefeito afirmou que dará continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. ‘’Seguiremos firmes na luta, trabalhando ao máximo, para continuar transformando a nossa cidade em um grande canteiro de obras’’

ORDEM DE SERVIÇO – Nesta terça-feira (30), o prefeito em exercício, Keko do Armazém, assinará as ordens de serviço para pavimentação de ruas e travessas na comunidade do Alto do Colégio, no Bairro da Cohab. O evento começará às 16h. Na quinta (01/02), será a vez de Rosário, que também será contemplada com pavimentação e requalificação de ruas.


Texto: Camilla Moura – Secom/Cabo

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Preces e agradecimentos marcaram o encerramento da Festa de São Sebastião

Com o intuito de fazer agradecimentos e preces, fieis participaram neste domingo (28/01), do encerramento da ‘Festa de São Sebastião’, co-padroeiro do Cabo de Santo Agostinho, na paróquia de Santo Antônio – Centro, com missa seguida de uma procissão pelas principais ruas da cidade.
Centenas de fiéis participaram da missa solene, que ocorreu pela manhã. Já à tarde, houve uma celebração eucarística, seguida de uma procissão. Os devotos percorreram as principais ruas do centro da cidade, elevando a imagem do mártir. Apesar do longo percurso, os fiéis seguiram firme de volta a paróquia de Santo Antônio, para receber a benção do Santíssimo Sacramento, realizada pelo vigário da paróquia, Valdir Bezerra. O encerramento,  também contou com um show dos cantores da região, Júlio Maranhão e a Monserrat.
Participaram também da festividade os secretários de Governo, Paulo Farias, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha e o Executivo de Comunicação, Emerson Barros, além do superintendente de Articulação Política, Elvis Plínio.
Texto: Victória Holanda, Estagiária da Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove palestra sobre estresse

“Queremos quebrar o tabu e a banalização dos cuidados com a saúde mental”, comentou a psicóloga, Antali Soares, que ministrou uma palestra sobre estresse para servidores municipais, na manhã dessa segunda-feira (29/01), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Avenida Historiador Pereira da Costa – Centro.

As ações de saúde realizadas na Secretaria fazem parte da campanha do Janeiro Branco, que visa a importância de cuidar da saúde mental. “Estresse é o mal do século, por isso estamos com ações de conscientização para identificar e prevenir doenças decorridas deste mal”, explicou Antali.

Segundo o gerente de Gestão e Planejamento, Alexandre Gabriel, a Secretaria tem procurado melhorar a qualidade de vida do servidor público, desenvolvendo atividades relacionadas à saúde física e mental. Ele ainda acrescenta que uma vez por mês terá palestras com profissionais de saúde, orientando e identificando possíveis males.

Texto: Sidney França – Estagiário Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Cabo de Santo Agostinho se destaca com inovação pedagógica oferecendo Educação Emocional e Social para todo o município


No ano letivo de 2018, a rede municipal de educação do Cabo de Santo Agostinho terá uma inovação pedagógica na grade curricular: Educação Emocional e Social. Em ação pioneira, os conteúdos envolverão todos os segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) e toda a comunidade escolar, beneficiando ao todo 29.714 alunos.
Pensando no melhor desenvolvimento da metodologia e o envolvimento de todos na construção de uma Cultura de Paz, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Inteligência Relacional, realizou, nos dias 18, 19, 22 e 23, formações em Educação Emocional e Social para cerca de 600 funcionários entre merendeiras, porteiros, auxiliares de limpeza, dirigentes, coordenadores, secretários e equipe técnica da Secretaria.
Para a auxiliar administrativa da Escola Municipal Professora Cremilda Maria Santana de Oliveira, Walkiria Maria de Azevedo, a formação foi fundamental, agradável e didática. “Ainda não tinha ouvido falar sobre o tema, mas consegui acompanhar todo o conteúdo proposto. A partir deste encontro entendi que em meio à violência, a desconstrução de valores como o respeito e humanização de uma sociedade imediatista, resgatar a si mesmo, entendendo e identificando as emoções e regulando-as, é contribuir para entender o próximo e educar emocionalmente. Acredito que desta forma podemos, sim, gerar uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.
Merendeira há 11 anos, Cícera Maria da Silva trabalha na Escola Municipal Ana Maria e diz que está ansiosa para voltar às aulas e colocar em prática o que aprendeu na formação inicial. “O tema me chamou muita atenção. Achei maravilhoso a proposta da metodologia e tenho certeza que ela irá ajudar muito na convivência no ambiente escolar e na comunidade. Tudo o que aprendi nesse encontro levarei para comigo para sempre”, comenta.
Conceição de Maria Alves da Silva, gestora do CEI (Centro de Educação Infantil) Ponte dos Carvalhos celebra a iniciativa do município em formar os profissionais que estarão envolvidos com a educação dos alunos da rede municipal e fala da contribuição que a Educação Emocional e Social trará para a escola. “Acredito que a Educação Emocional e Social trará benefícios e vivências diárias. Como trabalhamos com o segmento de Educação Infantil, sabemos que esse momento é fundamental para a formação das crianças que terá, a partir da educação socioemocional, uma preparação para lidar com suas emoções e, ao mesmo tempo, saber olhar o outro, o diferente. Isso ajudará a formar cidadãos mais tolerantes e preparados para os desafios da vida.”
Para a gestora da Escola Municipal Padre Antônio Melo Costa, Gilbene Arruda de Sena Carvalho, a formação inicial foi proveitosa e muito pertinente ao momento da educação atual. “Precisamos mostrar às crianças, jovens e adultos como construir uma Cultura de Paz e como se tornar um agente multiplicador. Já tive a oportunidade de conhecer a metodologia em uma outra ocasião e desde então fiquei encantada. Espero que todos percebam a importância do amor e que contribuam para o desenvolvimento de uma escola com mais respeito ao próximo e menos violência, pois acredito que podemos sim transformar as nossas relações e viver em harmonia”, fala Gilbene.
A secretária Municipal de Educação, Sueli Nunes, destacou a importância da união de todos os profissionais que atuam no ambiente escolar no comprometimento em cultivar a Educação Emocional e Social no dia a dia. “Tenho certeza de que se todos nós tivermos o mesmo objetivo, o trabalho irá fluir e alcançaremos grandes conquistas. Espero que juntos, professores, estudantes, pais, merendeiras, porteiros, gestores, equipe técnica escolar entre outros atores educativos, que atuam de forma direta e ou indireta, possamos olhar para a questão da humanização e ampliar este conceito não só nas escolas, mas também na comunidade. A Liga Pela Paz nos proporcionará as ferramentas metodológicas necessárias para desenvolver uma Cultura de Paz em Cabo de Santo Agostinho”, comentou Sueli Nunes.
      
Texto e fotos: Ascom – Metodologia Liga Pela Paz

domingo, 28 de janeiro de 2018

Política de Assistência Social avança no Cabo de Santo Agostinho


A Secretaria Municipal de Programas Sociais (SMPS) conquistou o prêmio de qualidade Os Melhores do Brasil 2017, que consistiu na entrega da Medalha Brasil – Suiça e do Certificado de Qualidade Total. O prêmio foi entregue pela União Brasileira de Divulgação (UBD) aos 100 melhores secretários de Assistência Social de todo o Brasil que se destacaram na pesquisa de utilidade pública realizada pela UBD.

A metodologia do estudo levou em consideração a infraestrutura dos serviços de assistência e a responsabilidade fiscal, no que diz respeito à prestação de contas dos recursos dos Governos Federal e Municipal. Baseado nestes dados, o Cabo de Santo Agostinho, por meio da SMPS, conquistou a 2’ colocação no Ranking Nacional, mostrando o esforço que a gestão está fazendo para cuidar de todos.

O prêmio foi entregue na sexta-feira (26). Para secretária Edna Gomes, esse reconhecimento ao trabalho desenvolvido é importante, pois eleva a política pública e a excelência dos serviços oferecidos à população em situação de vulnerabilidade social.

“Estou muito feliz em receber esse reconhecimento em nível nacional. Está entre os 5 melhores gestores do País na área de Assistência Social, mostra a nossa responsabilidade para com todos, em especial, os mais necessitados“, destacou. “O modelo da atual gestão do prefeito Lula Cabral vem dando certo e já estamos vendo os avanços“, completou.

O evento ocorreu no Grand Mercure Hotel, no bairro de Boa Viagem no Recife. A lista completa com a classificação pode ser acessada pelo site www.ubd.com.br

Prefeitura divulga programação dos blocos carnavalescos


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulgou nesta sexta-feira (25/01), a programação dos blocos carnavalescos, cadastrados na Secretaria Executiva de Cultura, que serão responsáveis por animar os foliões no ano de 2018.  As agremiações devem desfilar pelos principais bairros da cidade e no litoral cabense.



Confira os blocos e horários:



Quarta-feira (07/02)

18h – BLOCO DO RUBI (Gaibu)

20h – AS SURUBETES (Vila Social)



Quinta-feira (08/02)

21h – ZÉ PEREIRA VAVÁ DA VACA (Centro)



Sexta-feira (09/02)

19h – BLOCO ZÉ DE CANA (Centro)



19h – AS MANGUAÇAS (Centro)



19h – AS CACHORRAS DA MANGUEIRA (Ponte dos Carvalhos)



00h – O GATO DA MEIA NOITE (Gaibu)



Sábado (10/02)

21h – BLOCO ZE PEREIRA DA COHAB (Cohab)



19h – DUAS RODAS EM FOLIA (Centro)



19h – BLOCO CAFÉ COM ALCOOL (Centro)



Domingo (11/02)

19h – BLOCO ACORDA PRA CHUPAR PIRULITO (Pontezinha)



19h – BLOCO AGORA VAI (SUAPE)



11h – BLOCO OS MANGUAÇAS (Enseada)



16h – CAMBOIM FOLIA (Pontezinha)



23h30 – LIRA DA MOCIDADE (Centro)



12h – SE NÃO AGUENTA PRA QUE VEIO? (Gaibu)



10h – NUNCA MAIS EU BEBO ONTEM (Cohab)



21h – AS DONZELAS DO CABO (Centro)



15h – BLOCO ATOLA (Pontezinha)



20h – BLOCO DAS RECORDAÇÕES (Centro)



15h – A TURMA DO PICOLÉ (São Francisco)



20h – BLOCO OS ACORRENTADOS (Pirapama)



09h – URSA BEIRA RIO (Pirapama)



10h – PERDIDAS DE XARÉU (Xaréu)



13h – OS CABULOSOS (Gaibu)



9h30h – SÓ VEM QUEM É (Santo Inácio)



15h – BLOCO DOS CASADOS (Ponte dos Carvalhos)



10h – O BODE DE ENSEADA (Enseada dos Corais)



10h – BLOCO GELA GUELA (Ponte dos Carvalhos)





Segunda-feira (12/02)

19h – LUALCOOL (Itapuama)



15h – BLOCO SOL RAIANDO (Ponte dos Carvalhos)



15h – TO MORRENDO DE BONITO (Pontezinha)



19h – BLOCO COBRA FUMANDO (Pontezinha)



10h – BLOCO DO PACOTE (Enseada dos Corais)



20h- PELADEIROS COM BARBARÁ (Charnequinha)



10h – BLOCO GIRICO ELETRICO (Sepovo)



16h – TROÇA DOIDAS VARRIDAS (Itapuama)



13h – BLOCO LINGUA DO GALO (Pontezinha)



17h – BLOCO DO SERROTE (Mauriti)



10h – BLOCO TESÃO DO GALO (Charneca)



11h – MOTOBLOCO A BAGACEIRA (Centro)



18h – CALA BOCA E BEIJA (Itapuama)



Terça-feira (13/02)

11h – BLOCO DO ARATU (Ponte dos Carvalhos)



15h – BLOCO DO BESOURO (Pontezinha)



11h – BLOCO TAÍ O CANGAÇO (Cohab)



18h – BLOCO SEM TETO E FOLIA (Garapu)



14h – BLOCO OZ POLEMICOS (Cohab)



10h – BLOCO ARERE (Merces – Utinga)



10h – LINGUA DE SEDA (Torrinha)



13h – É PEQUENO MAS VAI CRESCER (Cohab)



10h – BLOCO AGORA VAI (Cohab)



14h – BLOCO DO PANO DE PRATO (Pirapama)



15h – BLOCOS ANJOS DA ALEGRIA (Suape)



10h – BLOCO AS VIRGENS DE UTINGA (Utinga)



12h – BLOCO A BIRITONA (Gaibu)



14h- BLOCO PIVETÃO DE GAIBU (Gaibu)



11h – BLOCO TOME NO FUNIL (Gaibu)



10h – MEU ESPETIN TU (Cohab)



10h – BLOCO OS DESEMPREGADOS (Cohab)



16h – BLOCO BEBER EM FOLIA (Centro)



Quarta-feira (14/02)

15h – BACALHAU DO CHINA (Destilaria)



15h – PINGO DE GENTE (Pontezinha)



22h – BLOCO DO DEFUNTO (Centro)



17h – AS DESILUDIDAS (Cohab)



10h – BACALHAU DO RUBEM (Suape)



Quinta-feira (15/02)

11h – AS DESILUDIDAS DE SUAPE (Suape)



Sábado (17/02)

18h – CACHORRO DE LUXO (Gaibu)



17h – OS BESTINHAS (Cohab)



Domingo (18/02)

10h – BLOCO DOS BOIOLAS (Vila Claudete)



10h – BLOCO SAMBA PREMIUM (Garapu)



Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo