quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (26)


Nesta sexta-feira (26/01), não haverá expediente nas repartições públicas e entidades da administração indireta municipal. É que a Prefeitura  do Cabo de Santo Agostinho decretou ponto facultativo em virtude do Dia Mundial de Nacionalidade Hispânico-Brasileira. Permanecerão em funcionamento os serviços essenciais.

De acordo com o Sindicado dos Lojistas do Cabo (Sindilojas), na sexta-feira, o comércio local e o Shopping Costa Dourada irão funcionar normalmente.

HISTÓRIA – O Brasil foi descoberto pelo português Pedro Álvares Cabral em abril de 1500. Mas, três meses antes, no dia 26 de janeiro, aportou em terras pernambucanas o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón. O local foi batizado de Cabo de Santa Maria de La Consolación, em homenagem a virgem santa que amparava as armadas. Mais tarde o nome da cidade passou a se chamar Cabo de Santo Agostinho. Este fato foi persistentemente disputado, entre portugueses e espanhóis, mas as descrições levaram historiadores e geógrafos a defender teses de que o espanhol também poderia ter aportado na atual Ponta do Mucuripe, em Fortaleza; Cabo de São Roque, no Rio Grande do Norte ou ainda na Ponta do Seixas, na Paraíba.

Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário