No ano letivo de 2018, a rede municipal de educação do Cabo de Santo Agostinho terá uma inovação pedagógica na grade curricular: Educação Emocional e Social. Em ação pioneira, os conteúdos envolverão todos os segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) e toda a comunidade escolar, beneficiando ao todo 29.714 alunos.
Pensando no melhor desenvolvimento da metodologia e o envolvimento de todos na construção de uma Cultura de Paz, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Inteligência Relacional, realizou, nos dias 18, 19, 22 e 23, formações em Educação Emocional e Social para cerca de 600 funcionários entre merendeiras, porteiros, auxiliares de limpeza, dirigentes, coordenadores, secretários e equipe técnica da Secretaria.
Para a auxiliar administrativa da Escola Municipal Professora Cremilda Maria Santana de Oliveira, Walkiria Maria de Azevedo, a formação foi fundamental, agradável e didática. “Ainda não tinha ouvido falar sobre o tema, mas consegui acompanhar todo o conteúdo proposto. A partir deste encontro entendi que em meio à violência, a desconstrução de valores como o respeito e humanização de uma sociedade imediatista, resgatar a si mesmo, entendendo e identificando as emoções e regulando-as, é contribuir para entender o próximo e educar emocionalmente. Acredito que desta forma podemos, sim, gerar uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.
Merendeira há 11 anos, Cícera Maria da Silva trabalha na Escola Municipal Ana Maria e diz que está ansiosa para voltar às aulas e colocar em prática o que aprendeu na formação inicial. “O tema me chamou muita atenção. Achei maravilhoso a proposta da metodologia e tenho certeza que ela irá ajudar muito na convivência no ambiente escolar e na comunidade. Tudo o que aprendi nesse encontro levarei para comigo para sempre”, comenta.
Conceição de Maria Alves da Silva, gestora do CEI (Centro de Educação Infantil) Ponte dos Carvalhos celebra a iniciativa do município em formar os profissionais que estarão envolvidos com a educação dos alunos da rede municipal e fala da contribuição que a Educação Emocional e Social trará para a escola. “Acredito que a Educação Emocional e Social trará benefícios e vivências diárias. Como trabalhamos com o segmento de Educação Infantil, sabemos que esse momento é fundamental para a formação das crianças que terá, a partir da educação socioemocional, uma preparação para lidar com suas emoções e, ao mesmo tempo, saber olhar o outro, o diferente. Isso ajudará a formar cidadãos mais tolerantes e preparados para os desafios da vida.”
Para a gestora da Escola Municipal Padre Antônio Melo Costa, Gilbene Arruda de Sena Carvalho, a formação inicial foi proveitosa e muito pertinente ao momento da educação atual. “Precisamos mostrar às crianças, jovens e adultos como construir uma Cultura de Paz e como se tornar um agente multiplicador. Já tive a oportunidade de conhecer a metodologia em uma outra ocasião e desde então fiquei encantada. Espero que todos percebam a importância do amor e que contribuam para o desenvolvimento de uma escola com mais respeito ao próximo e menos violência, pois acredito que podemos sim transformar as nossas relações e viver em harmonia”, fala Gilbene.
A secretária Municipal de Educação, Sueli Nunes, destacou a importância da união de todos os profissionais que atuam no ambiente escolar no comprometimento em cultivar a Educação Emocional e Social no dia a dia. “Tenho certeza de que se todos nós tivermos o mesmo objetivo, o trabalho irá fluir e alcançaremos grandes conquistas. Espero que juntos, professores, estudantes, pais, merendeiras, porteiros, gestores, equipe técnica escolar entre outros atores educativos, que atuam de forma direta e ou indireta, possamos olhar para a questão da humanização e ampliar este conceito não só nas escolas, mas também na comunidade. A Liga Pela Paz nos proporcionará as ferramentas metodológicas necessárias para desenvolver uma Cultura de Paz em Cabo de Santo Agostinho”, comentou Sueli Nunes.
      
Texto e fotos: Ascom – Metodologia Liga Pela Paz