Na manhã desta quinta-feira (24/01), foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM I), localizado na Torrinha, a abertura da Campanha ‘Janeiro Branco’. O evento teve o intuito de apresentar aos profissionais que atuam na rede de saúde mental, a importância da campanha no município e a Lei criada referente ao ‘Janeiro branco’.
Com a presença de representantes do poder Executivo (Município e Estado) e Legislativo, o evento expos aos profissionais, presentes, a Lei Municipal de nº 3.188- 11/05/2017, criada pelo vereador Everaldo Cabral, que institui o ‘Janeiro Branco’ como mês dedicado à conscientização, difusão e ações voltadas à Saúde Mental. Além disto, o evento contou com um momento de descontração realizado pela SARTE/CONSULART e uma apresentação do cordel com o tema ‘ Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida’.
Durante o evento, houveram também palestras e debates com os participantes da atividade. Uma delas foi ministrada pela psicóloga e representante do Programa Janeiro Branco de Pernambuco, Erica Candido, que explicou o que era a Saúde Mental e como cuidar e evitar problemas relacionados a doença. Já a outra palestra, foi realizada pelo médico psiquiatra do Cabo, Rafael Martins, que tratou do tema “Depressão: sintomas e prevenção”.
A coordenadora de Saúde Mental, Danielle Moura, relatou sobre a iniciativa da Campanha no município. “O suicídio e o adoecimento mental estão muito presentes no nosso cotidiano, por isso é necessário discutir a todo momento o tema ‘Saúde Mental’”, disse. “Com esta Campanha teremos a oportunidade de discutir esta questão no município, pois a ‘Saúde Mental’ é uma pauta diária”, relatou a coordenadora.

Texto: Victória Holanda – estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa