quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Ações educativas marcam Semana Nacional de Trânsito no Cabo


Uma blitz educativa para motoristas que circularam na Avenida Historiador Pereira da Costa, próximo ao Largo da Estação, no Centro do Cabo, movimentaram a manhã desta terça-feira (25/09). A ação integra a programação da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano traz como tema “Algumas histórias podem esperar. No trânsito, não use celular”. A iniciativa foi  realizada pela Gerência de Trânsito e Transporte (GTT), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Saúde em  parceria com SEST/SENAT.

O gerente da GTT, Djalma Neto, destaca a proposta de envolver diretamente a sociedade nas ações. “Tratar o trânsito com seriedade e incentivar a mobilidade urbana não é tarefa fácil. Envolve conscientização dos condutores, condições de fiscalização eficiente, uma série de fatores que tem que ser levados em conta. Hoje, mostrar os riscos que uma simples ligação pode trazer a vida é fundamental”, finalizou Djalma. Durante a operação não houve registro de ato de infração.

Segundo dados do Detran, o Cabo de Santo Agostinho registrou 37.215 infrações de trânsito aplicadas entre janeiro a julho deste ano. Parte dessa multas se refere ao uso do celular. De acordo com o Art.252 do Código de Trânsito Brasileiro, a infração é gravíssima, resultando em 7 pontos na CNH e multa no valor R$ 293,47.

Para Fábio Bello, autônomo, a medida de orientação aos  motorista é positiva. “Infelizmente os infratores esquecem que também podem sofrer com atos negligenciados. Todos os dias presenciamos acidentes gerados por falta de atenção e participar desses movimentos de prevenção é muito válido”, ressalta.

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 a 25 de setembro. O principal objetivo é desenvolver a conscientização social sobre cuidados básicos que todo motorista e pedestre devem ter no trânsito.



Texto: Natália Andrade/ Estagiária Secom Cabo
Foto: Gilberto Crispim

Nenhum comentário:

Postar um comentário