quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Hospital Mendo Sampaio inicia procedimentos de cirurgias nas mãos

Com o objetivo de proporcionar o tratamento adequado para traumatismos causados nas mãos, o Hospital Mendo Sampaio, no Cabo de Santo Agostinho, passou a oferecer nesta quinta-feira (06/09), cirurgias ligadas a especialidade. Três procedimentos já foram realizados pelo médico ortopedista da rede municipal de Saúde, Caio Pina. Até o momento, 30 pacientes estão na lista de espera para receber a cirurgia.

Entre os casos cirúrgicos, problemas como
a síndrome do túnel do carpo, doença caracterizada por inflamação nas articulações, mais comum em mulheres na faixa etária dos 30 aos 60 anos, tumoração nos dedos e tendinite, já foram solucionados. “Já faz um ano que o dedo da minha mão esquerda estava com uma bolha, e apesar de não doer tanto, me incomodava muito. Me sinto muito feliz em estar resolvendo esse problema hoje”, afirmou Edvaldo Silva, de 71 anos, morador do Bairro São Francisco.

Segundo o médico ortopedista, Caio Pina, as cirurgias nas mãos serão muito importantes para a população. “Existem filas de espera imensas, que duram até cinco anos para serem resolvidas, exigindo do paciente também que se transporte para as outras cidades vizinhas. Estamos no Hospital Mendo Sampaio facilitando o acesso dos serviços para a população, atendendo de forma mais rápida, dispondo de estrutura, consequentemente, satisfazendo os nossos pacientes”, afirmou ele.

Além disso, o médico destacou uma das principais causas dos problemas nas mãos. “Hoje em dia, principalmente com a revolução tecnológica, notamos que as queixas em relação as mãos estão se tornando cada vez mais frequentes. Problemas como lesões ocasionadas por esforços repetitivos, tendinite e bursites, têm se destacado. Para isso, deve-se sempre procura por atendimento especializado”, afirmou o médico ortopedista, Caio Pina, sobre o uso constante dos celulares.

A região das mãos é composta por estruturas pequenas com tecidos, nervos e ossos. As doenças, causadoras de dor, prejudicam a força, função e flexibilidade dos dedos. O Mendo Sampaio, disponibiliza por semana, 30 consultas para a especialidade de ortopedia, onde os pacientes devem ser encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou pelo atendimento de emergência.



Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário