segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Desfile cívico encerra a Semana da Pátria neste domingo (09) em Jussaral


“Do conhecimento que liberta ao amor que educa”. Essa frase foi o tema da Semana da Pátria, no Cabo de Santo Agostinho, que se encerrou nesse domingo (09/09), em Jussaral, com o desfile cívico. O desfile que iniciou às 15h, contou com apresentações de 9 escolas e instituições do município.

Com a presença do vice-prefeito Keko do Armazém, e outros secretários do município, o desfile renovou a celebração e o patriotismo dos moradores do distrito de Jussaral que se juntaram na praça para
assistir ao desfile.

A celebração começou com a Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel. A escola que foi fundada há 42 anos, mostrou uma ótima performance e animou o público presente. 

Houve também a apresentação da Escola Municipal Antônio Lima da Silva do Engenho Arariba da Pedra. A escola foi acompanhada da Banda Marcial Aristheu Figueirêdo que apresentou o tema
“Nordeste” com os alunos caracterizados com personagens como Lampião e Maria Bonita.

A Secretaria de Programas Sociais esteve presente no desfile com sua própria passeata. Acompanhados da Banda Mirim Mayrê Gabriella, a Secretaria também trouxe os idosos de Jussaral que fazem parte da “Capoterapia”, programa realizado pelo CRAS do distrito.

Logo após, foi a vez do pessoal do Grupo de Percussão Especial do Cabo de Santo Agostinho (GPEC), fundado em 2003 e formado por 40 pessoas com deficiência auditiva, intelectual, física, síndrome e visual. As mães dos integrantes também acompanharam o desfile. “Para mim é normal. Já estou acostumada a acompanhar minha filha nos desfiles todos os anos”, contou sorrindo a mãe Vilma, que acompanhava sua filha no desfile.

O desfile não se limitou apenas ao município. A Banda Marcial de Vitória de Santo Antão também esteve presente. Além deles, o Colégio Coração de Maria veio da Vila Social Contra Mucambo para participar com sua Banda Mirim Anjos de Maria.

A semana encerrou com as bandas das escolas do distrito de Jussaral. A Escola Estadual Colette Catta que atende jovens do ensino médio trouxe uma bela encenação conscientizando sobre o feminicídio. “Jamais devemos aceitar o
machismo que tenta invalidar as bandeiras históricas da luta das mulheres”, enfatizou a gestão da escola. Por fim, a Escola Municipal Marquês do Recife que fica localizada em Jussaral finalizou o desfile homenageando a cultura do município como os Bacamarteiros.



Texto: Guilherme Nascimento / Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário