terça-feira, 4 de setembro de 2018

Cabo supera metas e tem um dos maiores IDEBs do Brasil

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), divulgaram na última segunda-feira (03/09), o resultado do desempenho escolar de ensino básico. A notícia não poderia ser melhor. É que o Cabo de Santo agostinho atingiu a meta estipulada pelos órgãos competentes e duas escolas superaram a meta nacional para 2021, são elas: Maria Eulina Freitas e Antônio Benedito da Rocha.

Localizada no bairro de São Francisco e Garapu, respectivamente, ambas superaram as metas de rendimento estabelecidas pelo sistema do IDEB.A primeira está entre os 3% das instituições de ensino que obtiveram as melhores metas nacionais atingindo 6,3 de pontuação. Já a segunda, é outro destaque, superando a nota individual por escolas.

No geral, o município alcançou a pontuação de 4,8 no ensino fundamental I (1° ao 5° ano) para uma meta estabelecida de 4,7. Já no fundamental II (6° a 9°) a nota obtida foi 4,2 quando a meta era de 4,1. Número equivalente para o ano de 2017.

A avaliação é calculada a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e a Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional) – avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Desde 2011, o município não atingia a média do Ensino Fundamental II (5° ao 9° ano).

A secretária municipal de Educação, Sueli Nunes, atribui o bom desempenho ao trabalho pedagógico desenvolvido na rede. “É com grande satisfação que recebemos esse resultado. Estamos colhendo frutos de todo esforço e dedicação prestados”, destacou.

” Investimos em capacitação para os professores de toda rede, aulões e simulados para os alunos. De certo, é momento de comemoração e de continuação do trabalho”, completou a secretaria, Sueli Nunes.

IDEB – O IDEB é o resultado da avaliação dos alunos dos últimos anos de cada ciclo escolar. São aplicadas questões de português e matemática somado ao rendimento de aprovação da instituição.



Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Foto: Léo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário