O prefeito Lula Cabral fez a entrega do novo fardamento dos guarda-vidas e agentes da Defesa Civil do Cabo, na manhã dessa terça-feira (18/09). O secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca e o Major BM Fábio, do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) estiveram presentes no ato solene.
Além do fardamento, os guarda-vidas receberam os certificados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e da International Life Saving Federation (ILS). Essas formações possibilitam aos  profissionais agirem nas orlas dentro e fora do país. O treinamento durou 45 dias e foi realizado na Orla de Gaibu, utilizando os equipamentos de salvamento aquático da Prefeitura, como jet-ski, nadadeiras e rescue tube (boia de salvamento).
Atualmente, o Cabo conta com 40 guarda-vidas que atuam nos 25 km de orla marítima. “Nossos salva-vidas estão constantemente sendo capacitados e desempenham atividades em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado e além do trabalho de salvamento, realizam ações preventivas, colaborando com a diminuição dos índices de ocorrências no litoral cabense”, comentou o secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca.
As ações preventivas da Defesa Civil para 2019 já foram iniciadas. Para Ana Sandra, gerente da pasta, “o fardamento melhora na identificação da equipe e deixa a comunidade mais tranquila”. Hoje, 35 agentes atuam no município.
O prefeito Lula Cabral destacou a importância em deixar as equipes bem equipadas. “Não basta apenas ter o grupo e não dar o suporte necessário para que trabalhem. É por isso que na nossa gestão nos empenhamos em trazer o que há de melhor para que nossos profissionais atuem com excelência”, frisou.
Texto: Ákila Soares – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos