No bairro da Cohab, os moradores fizeram fila para garantir a imunização dos seus animais. Para o morador Michel Dias, a vacinação é de extrema importância para
garantir a saúde do seu cão e de seres humanos. “Trouxe meu cachorro para ser vacinado porque busco prevenir ele e os demais. Assim mantenho as vacinas em dia”, disse.
“É benéfico você garantir que o animal não tenha a doençap porque quando ele adquire a enfermidade, o ser humano também corre risco de ser infectado. Por isso, é importante a vacinação para ter a certeza da imunização”, contou o técnico de Vigilância Ambiental do Cabo (CVA), Ronaldo Pereira.
Ronaldo lembra, ainda, que qualquer pessoa que por algum motivo não pôde se deslocar até um dos postos de vacinação espalhados por toda cidade, pode ir até o Centro Administrativo Municipal II, nos dias de segunda, quarta e sexta para solicitar a vacinação do seu animal. Para qualquer dúvida, é disponibilizado o telefone 3524-9030.
RAIVA – É uma doença fatal causada por vírus e transmitida de um animal para o outro, ou por seres humanos através da
saliva do animal doente. Quando este animal morde, arranha ou lambe ferimentos. Logo após ser mordido por um animal raivoso, o cão desenvolve a doença num período de 21 dias a dois meses. Há duas formas de raiva canina: furiosa e paralítica. A forma furiosa caracteriza-se por inquietação, tendência ao ataque, anorexia pela dificuldade de deglutição e latido bitonal, posteriormente paralisia, coma e morte.
Texto: Luana Oliveira/Estagiária Secom Cabo
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário