terça-feira, 25 de setembro de 2018
Cabo encerra atividades em alusão ao Setembro Amarelo
“Quando promovemos a saúde e valorizamos a vida, diminuímos os casos de suicídio, principalmente quando levamos ações para a população”, destacou a coordenadora de Saúde Mental do Cabo de Santo Agostinho, Danielle Moura, no último dia de atividades em alusão ao Setembro Amarelo, que aconteceu nesta terça-feira (25/09), no Alto da Bela Vista. Direcionado para os moradores da comunidade, a ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.
O encontro, que contou com a colaboração da Associação de Moradores do Alto da Bela Vista, do Programa Atitude e dos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) Bela Vista I e II, ofereceu dinâmicas e rodas de conversa com especialistas, além de oficinas de artesanato, música e origami.
Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 10 a 24 anos, ficando atrás somente de fatalidades que ocorrem em
acidentes de trânsito. “Dentro da minha própria casa, já tive casos em que pessoas importantes da minha família quiseram tirar a própria vida. Fiz questão de participar desse momento de conscientização, pois acredito que discutir sobre o assunto é a melhor saída para tratá-lo”, disse a moradora do Alto da Bela Vista, Josicleide Ferreira, 40 anos.
Durante todo o mês, o Cabo de Santo Agostinho ofereceu atividades e capacitações para os profissionais da rede
municipal de saúde, discutindo temas como a vulnerabilidade de jovens e adolescentes, além dos crescentes casos de suicídio ligados aos jogos digitais.
SETEMBRO AMARELO – Para valorizar a vida e conscientizar a sociedade a respeito do suicídio, o mês de setembro se tornou o Setembro Amarelo, introduzido no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria.
Para atendimentos, a população pode encontrar suporte em alguns pontos do município:
CAPS AD Pastor Armando José da Silva- Ponte dos Carvalhos
Fone: 3521-6628
CAPS Ciranda de Vida – Ponte dos Carvalhos
Fone:3522-2718
CAPS Estação Cidadania – Centro
Fone:3521-6672
Anexo de Centro de Saúde Manoel Gomes/ Ambulatório Saúde Mental – Centro
Fone: 3524-4987
NAST-Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador- Cohab
Fone: (81) 3524-9154
Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário