A segunda fase da 14° edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), foi realizada neste sábado (15/09). O Cabo conta com 775 estudantes pertencentes a escolas municipais e estadual,que participaram da maior olimpíada estudantil do País. O objetivo é estimular e promover o estudo da matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino básico.
Destinada a alunos do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio de todas as escolas públicas,a prova foi composta por questões discursivas e teve duração de 3 horas sendo aplicadas por fiscais selecionados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).Os estudantes com rendimento satisfatório receberão medalhas de ouro, prata,bronze e menção honrosa.
As escolas municipais Ariosto Nunes Martins; Manoel Davi Vieira da Costa; Marivaldo Burégio de Lima; e a escola Estadual Madre Iva Bezerra de Araújo foram os quatro pólos que receberam os inscritos para a realização das avaliações. A Prefeitura do Cabo montou esquema de deslocamento para os locais de aplicação das provas, disponibilizando cinco ônibus aos discentes do município. Lanches também foram distribuídos, oferecendo maior comodidade aos estudantes.
Em 2017, o Cabo foi medalhista na olimpíada coroando o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação municipal. Uma medalha de ouro e 5 de menção honrosa entraram para a galeria de conquistas. A secretária Municipal de Educação, Sueli Nunes, destaca a importância do evento. “Priorizar a educação se faz necessário. Esses estudantes são preparados durante o ano letivo para chegar confiante em provas deste porte. Esperamos trazer novas medalhas ao município”,destaca.
A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência,Tecnologia,Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Os resultados dos premiados serão divulgados no dia 21 de novembro.
Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Foto: Gilberto Crispim
Helsk
ResponderExcluir