quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Dia do idoso é comemorado com programação especial em Pirapama


Cerca de 50 idosos participaram da programação especial voltada para este público, realizada pela Unidade Saúde da Família, em Pirapama, nesta quarta-feira (26/09). As atividades foram antecipadas em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado nacionalmente nesta quinta-feira (27). O evento contou com café da manhã, palestras, exercícios de alongamento, aferição de pressão e glicose, além de saúde bucal. As ações têm o objetivo de promover a socialização entre os idosos, informar sobre alimentação saudável e atenção à saúde.

Durante o evento, os presentes participaram de uma palestra ministrada pelo médico da USF Pirapama, Carlos Jacome. O tema foi em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção contra o suicídio. “ Entre os fatores de risco que afetam o idoso estão os transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, isolamento social. Sair do consultório e promover um momento de interação entre os idosos é muito importante neste momento de vida. Eles abraçam as ações que realizamos em promoção a saúde”, destaca.

A dona de casa, Terezinha Santos, diz que eventos com esta temática são ótimos para a terceira idade. “ Descobri que estou com o colesterol alto e hipertensão. Todos os dias faço minha caminhada e me sinto ótima”, fala. “ Aproveitar essas reuniões para fazer amizade, praticar atividade física e relaxar a mente é um presente”, finaliza Terezinha. Segundo a enfermeira da unidade, Gara Lima, os encontros acontecem mensalmente. “Buscamos sempre oferecer atendimento humanizado aos pacientes e proporcionar lazer e informação é muito positivo a comunidade”, ressaltou.

No local, ainda foram realizadas coletas de dados do Índice de Massa Corporal-IMC, altura e peso, para acompanhamento posterior a ação em busca de tratamento e prevenção a obesidade e doenças relacionadas ao sedentarismo. A unidade de saúde de Pirapama conta com equipe capacitada para o atendimento de clínica médica geral e odontologia. Os pacientes recebem consultas ambulatoriais e atendimentos domiciliares previamente agendados.



Texto: Natália Andrade/ Estagiária Secom Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário