Utilizar o esporte como ferramenta para
inclusão social das pessoas com deficiência é a proposta da pela Secretaria de Programas Sociais ao proporcionar encontros mensais com o grupo. É durante o trabalho de acompanhamento que são conhecidas e identificadas algumas habilidades, sendo necessário incentivos como a realização de eventos desse porte.
“O preconceito é nosso maior desafio e é através do esporte que estamos difundindo a força e perseverança dessas pessoas que tem a surdez como incentivo para
desenvoltura nas mais diversas modalidades do esporte”, afirma Eduarda Buás, presidente da Federação. Eduarda reforça que a proposta da instituição é difundir o esporte nas cidades, principalmente no interior do Estado.
A plateia diversificada entre ouvintes e surdos prestigiaram a desenvoltura dos atletas. Nara Oliveira, interprete da língua Brasileira de Sinais – Libras – na Escola Luiza Guerra, compareceu ao evento para prestigiar os alunos que são atletas do
futsal. “Os organizadores estão de parabéns pela realização de eventos específicos como este, é uma importante ferramenta de socialização muitas vezes, por falta de informação, a pessoa com deficiência tem dificuldade de se comunicar com a própria família” conclui Nara.
Texto: Eva Pereira/ Estagiária da Secom Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário