O tradicional desfile cívico de Ponte dos Carvalhos aconteceu neste domingo (02/09), abrindo a Semana da Pátria no Cabo de Santo Agostinho. Trazendo o tema “Do conhecimento que liberta ao amor que educa”, o evento destacou a valorização da cultura de paz trabalhada durante o ano letivo nas escolas da rede municipal.
Este ano, cinco bandas independentes; sete escolas municipais e uma escola particular; Núcleo de Línguas; e Secretaria Municipal de Programas Sociais desfilaram pelas ruas da localidade. As apresentações aconteceram em frente ao palco principal, montado na Av. Diomedes Ferreira de Melo e a dispersão no Parque dos Eucaliptos. Interpretes de libras traduziram as apresentações aos deficientes auditivos presentes.
O grupo de idosos Vamos Renascer fez seu 18° desfile e levantou a plateia com seus 90 integrantes e uma   abre alas de respeito. Aos 103 anos, a senhora Maria José Conceição, cruzou o percurso andando. “Esse negócio de ir de carro não é comigo. Eu gosto de ir a pé mesmo”, fala com largo sorriso. “Há 18 anos que desfilo e me emociono sempre”, finaliza dona Maria.
Na solenidade esteve presente o vice-prefeito Keko do Armazém, secretários e vereadores. A secretária Municipal de Educação, Sueli Nunes, destacou a importância do momento para a população. “Este momento mostra o trabalho de cunho social realizado em sala de aula”, declarou. “Estarmos engajados na cultura de paz desenvolvidos entre alunos e professores é fundamental”, ressaltou Sueli Nunes.
Cerca de 150 homens da guarda municipal; ROMU; Gerência de Trânsito e Transporte – GTT; Serviço de Inteligência da Guarda Municipal – SIG; Polícia Militar e SAMU fizeram a segurança. “Medidas cabíveis foram tomadas, considerando os imprevistos que por ventura pudessem surgir. A população prestigiou o desfile em tranquilidade”, declarou o gerente de transito e transporte, Djalma Neto.
No dia da Independência (07/09), o desfile cívico acontecerá no Centro do Cabo, a partir das 13h. Já no distrito de Jussaral, no dia (09/09), a apresentação também será  às 13h, quando a programação da Semana da Pátria será encerrada na cidade.

Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Fotos: Gilberto Crispim e Léo Domingos