Nove agentes de viagem portugueses e uma representante da TAP estiveram em visita ao Cabo de Santo Agostinho, nessa quinta-feira (20/09) a convite da Empetur e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município. O objetivo foi de apresentar os produtos/serviços turísticos da cidade, que pode se tornar um dos novos destinos do Estado para visitantes europeus. A agenda de visitações dos agentes de viagem também contemplará o Recife, Fernando de Noronha, Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas.
É a primeira vez que a cidade é integrada ao Fantour – visita técnica destinada a operadoras de turismo mundial. O secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Moshe Caminha, destaca a importância da inclusão do município na rota europeia. “Nossa cidade possui uma diversidade grande para experiências turísticas e inovação, esta parceria com a Empetur reforça que a cidade do Cabo de Santo Agostinho tem um potencial de estar entre os principais destinos turísticos do nordeste brasileiro”, disse. “Somos ricos em diversas linguagens turísticas e precisamos estar preparados para receber bem e servir melhor ainda”, finalizou Moshe Caminha.
A executiva de Marketing Nacional da Empetur, Carolina Vilela, explica que a visita é realizada através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Recife em parceria com TAP e EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), para que novos destinos sejam incluídos nos pacotes oferecidos pelas companhias de turismo. “Assim como Portugal, outros países também são convidados para conhecer Estado   o que representa aquecimento na economia local. Aqui tem sol e mar, história, gastronomia, geoturismo, artesanato, cultura entre outros”, destaca. Para a gestora de contas da TAP, Paula Ferrinha, a visita representa a retomada de viajantes portugueses ao município. “Percebemos que diminuiu o número de vôos para a região devido a opção de roteiros mais baratos. Queremos não só aumentar o fluxo de vendas como proporcionar a alegria de estar em um lugar tão belo e acolhedor”, finalizou Paula.
Dentre os destinos percorridos, a praia de Calhetas empolgou os visitantes que se aventuraram na tirolesa. Sandra Valdez, agente da Solférias, uma das cinco operadoras enviadas ao município, não conteve a emoção. “É deslumbrante este lugar. Meu coração está em festa e minhas lágrimas é em agradecimento a receptividade deste povo”, declarou. “Este lugar me trouxe paz!, completou Sandra.
Calhetas recebe diariamente cerca de 300 pessoas vindas de Pernambuco e Estados vizinhos, chegando a acolher 1.000 viajantes do cenário nacional e internacional na alta estação.
Além da praia de Calhetas, a rota realizada pelos lusitanos incluiu o Mirante do Paraíso, Mirante da Sogra, Mirante do Farol, Vila de Nazaré, Praia de Xaréu, Mirante de Itapuama e Banho de Argila. A duração do passeio turístico é em média,   horas e custa de R$180 a  R$200 para quatro pessoas. O turista que desejar incluir a diversão em seu roteiro de viagem pode solicitar o serviço na ABVT (Associação de Buggy Veículo de Turismo) onde se concentram na orla da praia de Suape.

Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Fotos: Gilberto Crispim