quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Prevenção ao suicídio é tema de palestra para profissionais da educação


Gestores, coordenadores e professores de escolas públicas, estiveram no Centro Administrativo Municipal –CAM1,  participando de palestra alusiva ao “Setembro Amarelo”. Com o tema “Viralização dos jogos virtuais de desafios: Vulnerabilidade de crianças e adolescente”, o objetivo foi de  esclarecer dúvidas e apontar soluções para esse problema nas instituições escolares.

A formação faz parte da programação especial desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde voltada para o mês de combate ao suicídio. Este ano, a II Jornada sobre o assunto traz o tema “ Promoção à saúde e valorização da vida: Construindo redes de cuidados” e é destinada a profissionais da saúde e educação. O psicólogo, Wandeilton França, esclareceu dúvidas e apontou soluções para esse problema que preocupa o ambiente escolar. “Os casos são frequentes entre adolescentes e a escola precisa ter um olhar atento e acolhedor sobre o tema”, disse.

Recentemente, o desafio que circula entre os jovens assusta famílias e educadores. A gestora do CAIC, Adriana Cordeiro, relata casos de mutilações de estudantes relacionadas a brincadeira “Boneca de Momo”. “ Estamos diante de um problema que vai além dos muros escolares. São adolescentes que estão vulneráveis por conta do mau uso da internet”, destaca. “ Quando identificamos uma situação de risco, direcionamos o estudante e família aos profissionais capacitados”, finaliza a gestora.

Durante todo ano, a Prefeitura do Cabo realiza ações que potencializam o monitoramento e prevenção de tentativas de suicídios. A coordenadora de Saúde Mental, Danielle Moura, explica quais cuidados a população devem ter para barrar novos casos. “ É necessário estar atentos aos problemas que essas crianças e jovens estão sendo expostos. Bullyng, jogos online, isolamento e até maus tratos podem levar o jovem a tirar a própria vida” destaca. “ Estamos tratando de algo muito sério e essas pessoas precisam de acompanhamento psicológico. A prefeitura dispõe de serviços gratuitos para o tratamento”, finaliza Danielle.

Além das atividades previstas no cronograma para profissionais da saúde e educação do município, o setor de Saúde Mental, irá promover roda de conversa no próximo dia 25/09, no Alto da Bela Vista. O encontro será direcionado aos pais e moradores da comunidade, em forma de orientações. “ É de extrema importância a atenção de todos. Cada detalhe é fundamental na prevenção de novos casos de suicídios”, finaliza a coordenadora de Saúde Mental, Danielle Moura. A programação segue até o dia 27/09.

A população pode procurar atendimento nos seguintes locais:

• CAPS AD Pastor Armando José da Silva- Ponte dos Carvalhos
Fone: 3521-6628
• CAPS Ciranda de Vida – Ponte dos Carvalhos
Fone:3522-2718

• CAPS Estação Cidadania – Centro
Fone:3521-6672
• Anexo de Centro de Saúde Manoel Gomes/ Ambulatório Saúde Mental- Centro
Fone: 3524-4987

• NAST-Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador- Cohab

Fone:3524-9154



Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário