Em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Programas Sociais junto com o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quinta-feira (30), uma audiência pública para orientar a população sobre a denúncia contra ao abuso e a exploração infantil.
Compuseram a mesa da audiência: Vanessa Roberta, conselheira tutelar do
Cabo; Carlos Antônio, presidente do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente do Cabo; Dra. Sandra Albuquerque, representando a Ordem de Advogados do Brasil (OAB); Everaldo Cabral Júnior, vereador do Cabo; Dra. Ângela Patrícia, delegada da 14ª delegacia especializada de atendimento a mulher do Cabo; Dra. Sílvia Maria de Lima Oliveira, juíza da vara da infância; Edna Gomes, secretária municipal de Programas sociais.
A audiência iniciou com uma dinâmica de
conscientização sobre o combate ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes. Após isso, o evento prosseguiu com as orientações dos que compuseram a mesa. “Dentro da nossa Rede de Proteção, temos uma série de compromissos assumidos, e hoje estamos aqui discutindo, um dos temas mais importantes que é a questão do abuso e exploração de crianças e adolescentes”, destacou Edna Gomes, secretária de Programas Sociais. “No município temos quatro conselhos tutelares que garantem a proteção de nossas crianças, alcançando
até mesmo a zona rural”, ressaltou. Ao fim, houve uma palestra da Consultoria e Assessoria em Direitos Humanos da Criança e Adolescente, explicando a importância do dia 18 de maio.
AÇÃO – O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o município do Cabo está com a campanha: “Abuso sexual não tem desculpa, tem lei. Rompa o silêncio”. Se você presenciar ou descobrir algum tipo de abuso ou exploração sexual, denuncie discando o número 100.
Texto: Guilherme Nascimento
Fotos: João Barbosa