Os usuários atendidos nos Caps também abrilhantaram a programação da Semana da Luta com roda de ciranda e
apresentação de peças. Além disso, houve a participação do grupo de percussão do Programa Atitude. Todas as atividades buscaram a conscientização e reafirmação sobre a necessidade do tratamento fora dos manicômios e da importância do fortalecimento da rede de saúde mental.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Daniella Moura, as ações ressaltam o direito à liberdade, viver em sociedade e receber o cuidado sem precisar de exclusão. ” Essa ação mostra a potencialidade dos usuários e familiares acompanhados pelos Caps e a possibilidade de acompanhar de perto essas pessoas, com dignidade e liberdade, sem excluí-las do convívio familiar e social”, ressaltou
Além destas, foram realizadas também, ao longo de toda essa semana, diversas atividades em defesa da liberdade e do direito de viver em sociedade. Atualmente, a Rede de Saúde Mental do Cabo conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) atendendo 545 usuários e familiares. Os principais transtornos mentais atendidos nos CAPS são esquizofrenia, autismo, depressão, dependência de álcool e outras drogas entre outros.
Na sexta-feira (17/05), a programação continua com a Passeata Estadual da 7° Semana de Luta Antimanicomial de Pernambuco, na Praça do Derby, às 13h.
Texto: Beatriz Lima
Fotos: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário