sexta-feira, 31 de maio de 2019

Defesa Civil reforça monitoramento de chuvas com o novo pluviômetro

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho recebeu  o novo pluviômetro digital, instalado na Rua do Cajueiro, em Pirapama. O instrumento é usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva que cai no município em tempo real, com objetivo de contribuir para a melhoria do sistema de monitoramento e redução de números de vítimas fatais. O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN -, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O pesquisador do CEMADEN, Marcio Andrade, explica que o pluviômetro automático possui um chip capaz de enviar os dados captados a cada 10 minutos à central. “ Esse equipamento de monitoramento geotécnico possui sensores capazes de coletar dados sobre a quantidade de chuva e mapeamento do solo em até três metros. Com isso, é possível ampliar a capacidade de atuação da Defesa Civil municipal, partindo de dados atualizados sobre o acúmulo de água nas encostas e possíveis deslizamentos”, explicou.

A gerente da Defesa Civil do Cabo, Ana Sandra de Souza Leão, acompanhou o processo de instalação do equipamento. “ Esse instrumento aprimora nosso monitoramento, principalmente nas áreas de riscos e nos permite atuar de forma mais assertiva nas ações preventivas e emergenciais”, disse. A Rede Geotécnica de monitoramento do CEMADEN mantém um plantão de 24 horas, podendo antecipar o alerta indicando a possibilidade de chuvas fortes em até duas horas.

Atualmente, o Cabo de Santo Agostinho conta com mais quatro pluviômetros instalados nos bairros da Charneca, Torrinha, na Escola Modelo de Gaibu e Ponte dos Carvalhos. Além disso, a ocasião reuniu pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco que estiveram coletando amostras do solo para determinar as propriedades e realizar o mapeamento.


Texto: Natália Andrade
Foto: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário