Com objetivo de levar à população palestras de conscientização sobre os direitos da mulher  e a aplicação da Lei Maria da Penha, o Cabo de Santo Agostinho recebeu a ‘Caravana da Mulher’ nesta quarta-feira (29/05). O evento, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo (Cam 1),  foi promovido pelo Departamento Estadual de Polícia da Mulher e contou com  o apoio da Secretaria Executiva da Mulher.

Segundo a delegada da Mulher,  Ângela Patrícia Fernandes, o projeto é uma iniciativa da Polícia Civil de Pernambuco e percorre todo o estado para fortalecer a atuação da polícia na aplicação da lei. “ É fundamental que a mulher que se encontra em situação de violência doméstica possa procurar a delegacia e denunciar. É necessário recorrer às medidas protetivas para diminuir as estatísticas”, explicou.

Ficou a cargo da cantora, Cylene Araújo, realizar a apresentação cultural com a música ‘Não é Não’ que explodiu no carnaval, reforçando a luta contra o assédio sexual. Logo após, palestras de orientação foram ministradas. O prefeito em exercício, Keko do Armazém, parabenizou a iniciativa. “ É um prazer estar aqui e participar desse encontro que reforça o empoderamento das mulheres. Vamos reforçar a luta e proteção a quem necessita”, disse.

A secretaria de Programas Sociais, que também responde  pela Secretária Executiva da Mulher, Edna gomes, falou sobre a importância da ação. “Temos um movimento muito forte das mulheres em nosso município. É extremamente importante falar sobre os órgãos que devem ser procurados em caso de violência, e/ou ameaças”, disse.

A Lei Maria da Penha define cinco formas de agressão como violência doméstica e familiar: Violência física; Violência psicológica; sexual; patrimonial e moral. Para essas agressões, existem medidas protetivas de urgência garantidas por lei, como por exemplo, afastamento do agressor. Em casos de urgências, as vítimas podem entrar em contato com a Delegacia da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, através do telefone: 3184-3414 / 3414-3413, ou pelo Disque Denúncia: 180.

Texto: Natália Andrade
Fotos: Ivan Melo