Com o objetivo de garantir maior segurança pública e melhorar o trânsito da cidade, a Prefeitura do Cabo deu início nesta quinta-feira (02/05) à implantação de 50 placas de sinalização do videomonitoramento, para início do trabalho de acompanhamento em tempo real das vias da cidade.
A Secretaria de Defesa Social realiza o acompanhamento da cidade, através da Central Integrada de Videomonitoramento (CVM).
As câmeras já estão em funcionamento, porém, durante 30 dias o serviço estará apenas em fase educativa. Após o dia 1 de junho, o órgão municipal de Trânsito começará a multar os condutores que cometerem infrações, tais como falta de cinto de segurança, uso indevido de telefone celular, estacionamento em local indevido, falta de capacete, avanço de sinal vermelho e várias outras infrações.
A Central Integrada de Videomonitoramento possui um painel com oito telas de 46 polegadas, no qual os guardas observam toda a movimentação da cidade.
O sistema de videomonitoramento é composto por 200 câmeras fixas e mais 120 de alcance de 360 graus, com zoom de até 1km, instaladas em pontos estratégicos de fluxo da cidade.
Segundo o gerente de Trânsito e Transporte, Djalma Neto, o novo sistema de videomonitoramento vai trazer um grande ganho em disciplinamento, segurança e mobilidade no trânsito. “Em função da alta qualidade desses equipamentos, será possível maior observação e visibilidade das infrações cometidas pelos condutores”, destaca.
Com o funcionamento regular do sistema, motoristas que forem flagrados cometendo infrações de trânsito serão autuados pelos agentes de trânsito que monitoram o equipamento. A ação de fiscalização realizada através do videomonitoramento atende à determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que define as resoluções das câmeras.
Texto: Beatriz Lima
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário