sexta-feira, 10 de maio de 2019

5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aconteceu nessa sexta-feira (10)

A Secretaria de Programas Sociais realizou na manhã dessa sexta-feira (10) a 5º Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu no Sest/Senat, bairro do Rosário. O evento contou com a participação de autoridades municipais e da sociedade civil. Durante a solenidade, os participantes puderam assistir às apresentações culturais – como Bloco Lírico das Idosas do Cras – e oficinas temáticas, além de diversas plenárias para discutir as propostas e políticas públicas voltadas ao idoso.

Os idosos assistidos pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) lotaram o auditório.  Para auxiliar as pessoas com deficiência auditiva, houve a presença de intérprete de Libras, e guias para cegos.

A secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, Edna Gomes, comentou sobre a importância do evento e os impactos sobre às discussões na vida dos idosos. “Esse é um momento de estarmos reafirmando nossas políticas e cobrando o que ainda não está funcionando”.

A gestora também ressaltou a necessidade de políticas públicas para essa classe. “É preciso que as políticas públicas saiam do papel. Existe a cultura que estamos desconstruindo, de que a pessoa idosa já viveu tudo que o que tinha que viver, e, torna-se um incômodo na vida das pessoas. Enquanto gestores, buscamos fazer essas correções, mesmo com as dificuldades”, finalizou Edna.

No final da manhã, a conferência proferida por Mário Roberto, sob o tema “Os Desafios
de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. À tarde foi dedicada às oficinas temáticas, a plenária para as discussões e aprovações de propostas e a leitura das moções e eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual.

O evento contou com a presença dos secretários de Saúde, José Carlos de Lima; Educação, Sueli Nunes; a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Alice de Oliveira; representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Walfrido e da vice-presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria do Carmo Oliveira.



Texto: Sidney França

Fotos: João Barbosa e Ivan Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário