A 2° edição do “Mutirão Zera Fila” movimentou o Hospital Mendo Sampaio, no centro do Cabo, neste sábado (18/05). Cerca de 300 atendimentos, entre exames e consultas especializadas, foram ofertados à pacientes das comunidades da Charneca, Novo Horizonte e Pirapama. O Mutirão Zera Fila tem por objetivo regularizar a demanda de pacientes por consultas e exames em determinadas especialidades. Por isso, os pacientes que participam da ação são aqueles que estão em fila de espera. O atendimento é previamente agendado pela Secretaria de Saúde.
O aposentado Gilvan Inácio da Silva aprovou a ação. “Descobrir uma hérnia há pouco tempo e fiquei muito preocupado. Hoje, saio mais tranquilo. Todos os profissionais estão de parabéns”, disse. O mutirão reuniu especialidades médicas de dermatologista, neurologista, urologista, vascular, cardiologista e raio-x. Para cada especialidades foram destinadas 50 atendimentos e, em caso de solicitação de exames laboratoriais, os procedimentos foram agendados no local.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, José Carlos de Lima, os serviços são agendados pelo sistema de regulação do SUS, que em casos de não comparecimento à unidade de saúde, a nova solicitação é liberada após três meses. “ É fundamental importância aprimorar as assistências e marcações de forma mais rápida. Nosso objetivo é realizar o mutirão a cada 15 dias, para prestar um melhor atendimento à população e reforço a necessidade de comparecer a unidade de saúde”, completou.
O prefeito em exercício Keko do Armazém esteve no Mendo Sampaio para acompanhar o andamento dos atendimentos. “ Temos que parabenizar o empenho de todos que fazem o mutirão acontecer para melhorar a oferta de um serviço mais rápido, eficiente e de qualidade”, concluiu. O posto de saúde Vicente Mendes, na Cohab, será o próximo local a receber o Mutirão “Zera Fila”.
Texto: Natália Andrade
Fotos: Léo Domingos