A Prefeitura do Cabo, realizou nesta quarta-feira (22/05) o “ Dia D” da campanha de educação no trânsito pelo movimento Maio Amarelo.  Com o tema “No trânsito o sentido é a vida”, o evento iniciou as atividades do dia com uma caminhada, saindo da Escola Doutror Marivaldo Burégio, com 500 estudantes de escolas municipais.
Na chegada ao Largo da Estação as crianças se divertiram e aprenderam  como se comportar no trânsito como pedestres e futuros condutores, através da exibição  de filmes no Cinema Rodoviário, da Polícia Rodoviária Federal.
A programação também contou com orientação da equipe do Sarte ( Saúde, Arte e Educação) aos motoristas que passavam pela localidade. O trabalho envolveu distribuição de panfletos sobre a proibição do uso de bebidas alcoólicas e celulares durante a condução de veículos.  A equipe do Samu também participou do evento mostrando práticas de primeiros socorros.
A manhã também pela apresentação dos vencedores do Concurso de Paródia e Desenho. No concurso, a ideia de que crianças não entendem muito de conscientização, foram quebradas. Os estudantes, ambos alunos da escola Cláudio Gueiros Leite, foram os responsáveis por unir o trânsito á temáticas como segurança, conscientização e respeito. Respectivamente, ganhando o concurso promovido pela Secretaria de Defesa Social e Secretaria de Educação.
Gabriel Costa, ganhador do prêmio de desenho e aluno da rede municipal de ensino, perdeu seu irmão em um acidente de trânsito e resolveu retratar que o álcool e a direção não devem andar juntos. “ Quem está na direção deve estar ciente que existe vidas ao seu redor. Pessoas devem ter consciência sobre o que é o trânsito, pois essa falta de responsabilidade pode destruir famílias ”, ressaltou.

Texto: Beatriz Lima
Fotos: João Barbosa