quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Abertura do I Festival Estudantil do Cabo aconteceu nesta quinta-feira (18)



Com o objetivo de promover o resgate dos jogos escolares no município e destacar o papel social que o esporte desempenha na vida de quem o pratica, o I Festival Estudantil do Cabo de Santo Agostinho foi lançado na manhã desta quinta-feira (18/10), na Escola Antonio Benedito da Rocha, em Garapu. A festividade é uma realização da Secretaria Executiva de Juventude e Esporte e  Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Federação Pernambucana do Desporto Escolar (Fedepe).

A tocha foi conduzida por atletas locais de prestígio nacional e internacional. Daniel Batista, Campeão Brasileiro de Karatê;  Martha Suzana, Campeã Sulamericana de Judô; Alex Gaibu , ex-atleta profissional de futebol  e João Ivson (cabense de coração), atleta paraolímpico da Seleção Brasileira. O  mesmo foi responsável por acender a pira simbólica, abrindo os jogos escolares do Cabo de Santo Agostinho.

Uma apresentação artística foi realizada pela equipe de nado sincronizado da Escola Antônio Benedito da Rocha. O grupo mostrou uma parte da coreografia que será apresentada em dezembro deste ano, no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro. As alunas estarão representando o Cabo de Santo Agostinho na competição e será a única escola municipal  do estado a participar do campeonato.
Em um discurso emocionado, César Paiva, secretário Executivo de Juventude e Esporte, destacou a importância de resgatar as grandes competições. “ A vontade de promover esse encontro é de longa data mas, só agora conseguimos chegar no padrão que desejamos. Hoje, o dia é de agradecimento a todos que fazem parte deste projeto”, destacou. “ Esperamos encontrar aqui novos atletas”, finalizou.

Para Sueli Nunes, Secretaria Municipal de Educação, a prática esportiva dentro da educação desperta a capacidade de lidar com as necessidades e expectativas de crianças e adolescentes. ” O fogo é o símbolo da vida, paixão. Despertar em nós o renascimento e a capacidade de adaptação é importante e o esporte traz isso” , declarou. ” Hoje, estamos unindo os principais fatores para o desenvolvimento da cidadania: A educação e esporte”, finalizou Sueli Nunes.

O evento terá a participação de cerca de 1.200 alunos da rede municipal de ensino competindo nas categorias Mirim e Infantil. As disputas serão realizadas em seis polos: Escola Antonio Benedito da Rocha; Padre Antônio  Melo Costa; Maria Thamar Leite; Manoel Davi; Prefeito Eronides Francisco Soares e Escola Marquês do Recife. A competição terá times femininos e masculinos nas modalidades de: futebol de areia; futsal; voleibol, basquete 3×3 , natação e judô. A programação será encerrada no dia 30 deste mês e todos os estudantes e escolas participantes irão receber premiação participação.


Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Fotos: Gilberto Crispim

Nenhum comentário:

Postar um comentário