sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Alto dos Índios recebe mamógrafo em alusão ao Outubro Rosa


Na manhã desta sexta-feira (05/10), a Unidade de Saúde da Família (USF) de Alto dos Índios, em Ponte dos Carvalhos, recebeu ações  em alusão ao “Outubro Rosa”, mês de alerta para prevenção do câncer de mama. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o espaço contou com o caminhão da mamografia, onde 80 exames foram realizados.  Consultas médicas, orientações sobre saúde bucal,  testes rápidos de HIV e Sífilis também foram disponibilizados para quem compareceu à unidade de saúde. A programação  do Outubro Rosa  no município segue até o dia 24 deste mês.

O exame deve ser realizado em mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos, como estabelece o Ministério da Saúde. “Devemos trabalhar com a prevenção, e por isso, é importante ressaltar a necessidade do autoexame, visto que alguns casos também podem ser identificados previamente”, destacou a coordenadora interina de Política da Saúde da Mulher no Cabo, Regina Leitão. “Havendo necessidade, a mulher deve procurar o serviço de saúde mais próximo da sua casa, onde serão encaminhadas para um especialista” disse.

No Cabo de Santo Agostinho, de janeiro a agosto deste ano, já foram realizados cerca de 2.982 exames, onde 372 mulheres estão em tratamento do câncer de mama. Ao longo do ano, os serviços são oferecidos nas regiões de difícil acesso ou quando algum quantitativo de mulheres com demanda reprimida é identificado.  “Hoje, não temos mais demanda para realização de exames de mamografia no município”, finalizou Regina Leitão.
Ainda neste mês, a Prefeitura do Cabo estará oferecendo atendimentos em alusão
ao “Outubro Rosa”. Para realização dos exames, é necessário estar portando o cartão do SUS e um documento com foto.


Texto: Luana Valentim – Estagiária Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário