Foi com história de superação que as atividades do Outubro Rosa foram encerradas no Cabo de Santo Agostinho. A dona de casa, Vera Lúcia Gomes, de 58 anos, aproveitou a ação realizada na manhã desta terça-feira (30/10), na Unidade de Saúde da Família (USF) – Sacramento, em Pontezinha, para relatar a sua luta contra o câncer do cólo do útero.
“Estava apavorada com as hemorragias que vinham acontecendo e quando fui ao médico recebi a triste notícia que o câncer no cólo do útero estava instalado. Naquele momento percebi que precisava de força para iniciar o tratamento”, disse Vera Lúcia. “ Passei por sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgia para a retirada do útero e ovários. Há 18 anos fui curada e desde então, resolvi incentivar às mulheres a realizar os exames preventivos”, completou.
Rossana Aguiar, enfermeira da USF, ministrou as palestras de prevenção ao câncer do cólo do útero e câncer de mama. “ É importante destacar que o Outubro Rosa são ações intensificadas para a saúde da mulher. Mas, em todo o município ao longo dos doze meses do ano, realizamos periodicamente exames preventivos e acompanhamos de perto os pacientes diagnosticados”, ressaltou.
Após a palestra, cerca de 50 mulheres foram consultadas com a médica da unidade, Cynthia Brito, e encaminhadas a médicos especialistas do município. Além das consultas, foram realizados testes rápidos para Sífilis e HIV. Na ocasião foram distribuídos lanches saudáveis e brindes para as participantes.
A Unidade de Saúde da Família – Sacramento, é uma das três unidades que atendem na comunidade, e recebe por dia, aproximadamente 100 moradores. Vacinação, puericultura , clínica médica, enfermagem, exame de citologia fazem parte dos serviços disponíveis à população, sempre de segunda à sexta-feira. Além desta comunidade, a Unidade de Saúde da Família Engenho novo, movimentou a localidade com as festividades do Outubro Rosa. Ambas encerraram as ações.
Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Foto: Gilberto Crispim
Nenhum comentário:
Postar um comentário