Com o objetivo de incentivar o artesanato local e despertar habilidades artísticas de jovens do município, cerca de 50 estudantes da Escola Jason Brandão da Silva visitaram o Centro de Artesanato Arquiteto Wilson Campos Júnior. O encontro faz parte da segunda etapa do projeto “Cerâmica nas Escolas”, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com o laboratório O Imaginário, da Universidade Federal de Pernambuco.
Ao longo de 30 dias, alunos da turma do 6° ao 9° da instituição,participaram de palestras e oficinas técnicas de modelagem ministradas por seis artistas cabenses, onde desenvolveram peças esculpidas em barro ainda em ambiente escolar. Pratos, copos e panelas foram algumas das obras criadas pelos jovens durante os encontros seguindo o cronograma de contraturnos escolar. O dia de ontem (24/10) foi destinado ao conhecimento do espaço físico do Centro de Artesanato e finalização das peças fabricadas na escola.
Segundo Nanci Villar, gestora da Escola Jason Brandão da Silva, o projeto tem despertado o desejo dos alunos em conhecer mais sobre a cultura local. “ O projeto trouxe um olhar mais apurado destes jovens quanto à valorização dos artistas da nossa terra. Tem sido muito bacana acompanhar a evolução e habilidades adquiridas durante as criações”, ressaltou.
Para valorizar os trabalhos realizados por alunos e artesãos ao término desta etapa , os estudantes irão expor suas obras de arte e irão recebê-las de presente após a exposição programada para acontecer no mês de novembro.
Texto: Natália Andrade/ Estagiária da Secom Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário