segunda-feira, 8 de outubro de 2018

De pai para filho: veja os filhos de políticos que foram eleitos em 2018


João, Antônio, Fabíola, Romero e Vinícius eram promessas nas disputa por uma vaga no legislativo estadual e federal nas eleições deste ano. Apesar de nomes comuns, sem os sobrenomes, certamente os candidatos citados, não teriam tanta facilidade em ser eleitos. Acontece que eles são filhos de políticos renomados e herdeiros de redutos eleitorais em Pernambuco. João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, foi o candidato a deputado federal mais bem votado no Estado; já Vinícius Mendonça, filho do ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), não conseguiu se eleger.


Na disputa pelo governo do Estado, mais uma vez, o governador Paulo Câmara (PSB) derrotou no primeiro turno, neste domingo (7), o senador Armando Monteiro Neto (PTB). O socialista recebeu 50,61% dos votos e o petebista, 36,01% com 99,41% dos votos totalizados. Usando o ex-presidente Lula (PT) como cabo eleitoral, Paulo terá mais quatro anos no Palácio do Campo das Princesas, no quarto mandato do PSB no comando da gestão estadual.

João Campos (PSB):

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e bisneto do também ex-governador Miguel Arraes, João Campos, 24 anos, foi o deputado federal eleito com mais votos (460.380 votos) e foi a principal aposta do PSB de Pernambuco para renovar sua bancada na Câmara dos Deputados em 2019. Desde 2014, quando seu pai faleceu em um acidente aéreo, ele vem sendo preparado para a disputa deste ano.

Vinícius Mendonça (DEM):

Filho do deputado Mendonça Filho (DEM), Vinícius Mendonça (à direita) (Foto: Cézar Salis/Facebook)

É filho do ex-ministro da Educação e candidato ao Senado pela coligação ‘Pernambuco Vai Mudar’, Mendonça Filho (DEM). Vinícius Mendonça (DEM), 24, não conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. O herdeiro de Mendonça, que também não conseguiu garantir a vaga de senador, recebeu com 54.131 votos e não garantiu a permanência da família na capital federal. Além de Vinícius, o ex-governador também lançou sua irmã Andréa Mendonça (DEM), que não foi eleita deputada estadual.

Antônio Coelho (DEM):

Foto: Divulgação

Com apenas 22 anos, Antônio Coelho (DEM) é mais um dos herdeiros do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (MDB) a entrar na política com a ‘benção’ do pai. Em 2018 o filho mais novo de FBC disputou uma vaga na Alepe e foi eleito com 44.274 votos. Além de Antônio, FBC emplacou outros dois filhos na cena política de Pernambuco: Miguel Coelho (PSB, que é prefeito de Petrolina, e Fernando Filho (DEM), ex-ministro que foi reeleito com 92.161 votos para mais um mandato de deputado federal em Brasília.

João Paulo Costa (AVANTE):
Herdeiro do deputado Silvio Costa (Avante), João Paulo Costa (Avante), 27, estreou nas urnas como candidato a deputado estadual e foi eleito com 24.788 votos. João Paulo ocupou a vaga deixada por seu irmão Silvio Costa Filho (PRB) na Alepe, que foi candidato a deputado federal, enquanto o pai, Silvio Costa (Avante), que é deputado federal, tentou a eleição para o Senado. A dança das cadeiras deu certo para os filhos; o pai, no entanto, ficou sem ter onde ‘sentar’ pelos próximos quatro anos.

Fabíola Cabral (PP):

Foto: Divulgação

Fabíola Cabral (PP), 35, é filha do atual prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), e disputou em 2018 uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foi eleita com 41.857 votos.

Romero Filho (PTB):

Foto: Divulgação

Filho de Romero Sales e Célia Sales, ex-vereador e prefeita de Ipojuca, respectivamente, Romero Sales Filho, 31, foi candidato a deputado estadual mas não foi eleito. Nas urnas Romero conseguiu 35.195 votos. Romero Filho possui experiência em obras públicas por conta de sua formação como Arquiteto e Urbanista e sua experiência na Procuradoria Geral do Estado e Secretaria das Cidades.

Guilherme Uchôa Júnior (PSC):

Foto: Reprodução/Facebook Junior Uchoa

Filho de Guilherme Uchoa (PSC),  que exerceu seis mandatos consecutivos de deputado estadual e por seis vezes consecutivas foi presidente da Alepe antes até sua morte este ano, Guilherme Uchôa Jr, disputou a vaga de deputado estadual deixada pelo pai e foi eleito com 71.898 votos.

Aglaílson Victor (PSB):
Candidato a deputado estadual pela primeira vez aos 22  anos, é filho de Aglailson Júnior, atual prefeito de Vitória de Santo Antão. Aglaílson pai já foi vereador de Vitória e deputado estadual por quatro mandatos consecutivos. Aglailson Victor é neto de José Aglailson, que foi deputado estadual, e seus bisavô e tataravô foram prefeitos de Vitória de Santo Antão. Foi eleito com 64.763 votos.

Henrique Queiroz Filho:
É filho do deputado estadual Henrique Queiroz e candidato ao primeiro mandato na Alepe. O pai foi deputado estadual por dez mandatos consecutivos e decidiu concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2018. Aos 37 anos foi eleito com 35.671 votos.

Miguel Ricardo (PTB):
O empresário Miguel Ricardo (PTB), de 31 anos, é  filho do prefeito de Igarassu, Mario Ricardo (PTB). O herdeiro concorreu a uma vaga de deputado estadual no pleito deste ano e não foi eleito com 30.569 votos. 

Fonte: Blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário