Pela primeira vez adolescentes que estão reclusos na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) do Cabo participam da Pré-Conferência da Criança e Adolescente. A reunião promovida pela Secretaria de Programas Sociais em parceria com o Conselho de Assistência Social foi realizada nesta segunda-feira (29/10) na sede da Funase, em Pirapama.
O objetivo do encontro é ouvir as propostas, buscando fortalecer o engajamento e o empoderamento dos adolescentes, pontuando os desejos e deficiências identificados por este grupo que está recluso após a prática de ato infracional. Durante este encontro serão eleitos cerca de 30 delegados que representarão os internos na Conferência Municipal da Criança e Adolescente.
“A participação especifica desse grupo de internos nos dará outra visão, sob a perspectiva do jovem que está em um período de reclusão e retornará brevemente para o convívio da sociedade. Precisamos, por exemplo, prepará-los para retornar às aulas, incentivá-los a profissionalização e primeiro emprego, entre outros”, afirma Edna Gomes, secretária de Programas Sociais.
O Programa Socioeducativo é destinado aos adolescentes envolvidos e/ou autores de ato infracional, sob Medida de Internação e Semiliberdade, assegurando a assistência e promoção de seus direitos fundamentais, através de ações articuladas com a sociedade civil organizada e instituições públicas e privadas.
Texto: Eva Pereira/ Secom Cabo
Fotos: Eder Matias
Nenhum comentário:
Postar um comentário