quarta-feira, 3 de outubro de 2018
Procon Cabo orienta bancos sobre serviços e atendimentos prestados à pessoa idosa
O Procon Cabo visitou as instituições bancárias estabelecidas no centro da cidade, na manhã desta terça-feira (02/10), para esclarecer sobre o cumprimento das normas definidas pelo Código de Defesa do Consumidor e Estatuto do Idoso, no atendimento e oferta de serviços. A ação está relacionada ao Dia Internacional da Pessoa Idosa – 1 de outubro – e visa a conscientização e garantia dos direitos dos idosos.
“Muitas vezes desrespeitados, os mais velhos possuem prioridades em diferentes serviços. Além de entradas preferenciais, os idosos possuem, por exemplo, vantagens no recebimento da restituição do imposto de renda”, destacou o advogado do Procon Cabo, Marcelo Soares. A ação também teve o intuito de informar sobre a fiscalização que o órgão irá realizar nos bancos para verificar se os direitos dos idosos estão sendo garantidos. “Retornaremos às instituições bancárias para observar se o que determina o Código do Consumidor e o Estatuto do Idoso estão sendo cumpridos”, disse Marcelo Soares.
Muitas pessoas não sabem, mas segundo a Lei nº 13.466 de 12 de julho de 2017, prevista no Estatuto do Idoso, pessoas maiores de 80 anos possuem preferência em relação a todas as outras, inclusive dos demais idosos. A pessoa idosa também deve estar atenta aos contratos de adesão de serviços, solicitando os esclarecimentos necessários antes de assinar qualquer documento com o banco.
“Devemos executar o que está previsto na constituição, garantindo o direito dos idosos, sobretudo os maiores de 80 anos. Discriminar alguém por causa da sua idade, impedindo ou dificultando o seu acesso aos serviços básicos fere o Estatuto e deve ser monitorado constantemente”, destacou o advogado do Procon Cabo, Marcelo Soares. “Muitos avanços já foram feitos, entretanto, é o nosso dever fazer com que os seus direitos estejam amplamente protegidos”, concluiu ele.
Caso a pessoa idosa observe o descumprimento da legislação por instituições bancárias, pode procurar o Procon Cabo, na Coordenação de Fiscalização, localizada na rua Francisco de Assis da Silva Teixeira, 362 – Cohab, pista local da PE-60. O telefone (81) 3521-6621, estará disponível para maiores informações.
Texto: Luana Valentim/ Estagiária da Secom Cabo
Foto: João Barbosa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário