sábado, 6 de outubro de 2018
Prefeitura do Cabo realiza ações em alusão ao Mês Internacional da Pessoa Idosa
Na próxima segunda-feira (08/10) serão realizadas nos Cras do Cabo de Santo Agostinho, várias atividades em alusão ao Mês Internacional da Pessoa Idosa. Uma inciativa da Secretaria de Programas Sociais, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para reforçar com cuidados e atenções, respeito e gentileza, como todo idoso merece. Durante todo o mês de outubro haverá palestras, jogos recreativos, apresentações culturais além de atividades de lazer com os idosos que frequentam os sete Centro de Referência de Assistência Social do município.
A proposta é que o ciclo de palestras alerte os idosos sobre os direitos e a importância dos cuidados com a saúde e esclarecer sobre o preconceito. Durante os encontros será dado um reforço na importância de ter os dados atualizados no Cadastro Único que garante benefícios respaldados pelo Estatuto do Idoso. Além de tratar sobre a situação do idoso na sociedade, a realidade em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, aposentadoria etc.
A programação conta ainda com a apresentação do grupo lírico da Pessoa Idosa que vai levar para os pacientes do Hospital Dom Hélder Câmara a alegria, o ritmo e a descontração para o ambiente em que sempre tem idosos aguardando atendimento.
Está previsto no Estatuto do Idoso poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físico ou mentais, além de autorrealização através das oportunidades de desenvolvimento, ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.
O mês de outubro será para pensar sobre todas as questões fundamentais a respeito dos idosos desde destaque às questões da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade, bem como da independência que lhes é inerente e que deve ser-lhes garantida em direitos como: oportunidade de trabalho, lazer, determinar em que momento deve afastar-se do mercado de trabalho, poder viver em ambientes seguros etc.
Texto: Eva Pereira / Secom Cabo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário