quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Atividades do Conselho de Promoção da Igualdade Racial é retomado no Cabo


Realizada na tarde desta terça-feira (16/10), solenidade de posse para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) no Centro Administrativo Municipal, localizado no bairro da Torrinha. O evento organizado pela Secretaria de Programas Sociais garantiu a posse dos 32 conselheiros, entre representantes da sociedade civil e governo municipal, para retomada da atuação do conselho que estava a pelo menos 5 anos desativado.

A cerimônia, presidida por Edna Gomes,  secretária de Programas Sociais , nomeou os conselheiros que irão compor o CMPIR para o biênio 2018/ 2020, vigente a partir desta data. O objetivo do Conselho é garantir ações afirmativas para combater o racismo, o preconceito, a discriminação racial e a redução das desigualdades raciais, sobre tudo nos aspectos econômicos, financeiros, social, político e cultural.


Na ocasião estiveram presentes representantes de Organizações de Expressões Culturais e Religiões de Matriz Africana, Organizações Negras Não Governamentais de Comprovada Ação em Defesa da População Negra, Organizações Não Negras que Trabalham com a Temática e Comunidade Quilombola. Todos para lutar pela preservação da cultura dos povos tradicionais, contra o racismo, a intolerância religiosa, entre outros pilares (como juventude e mulheres) estabelecidos pelo decreto que cria o Conselho.

“Esse é um momento divisor de águas. É dura a luta por respeito às classes , temos um forte histórico de resistência, construindo, colaborando e contribuindo por políticas publicas de qualidade para esses grupos. Devemos ser firmes, dispostos e atuar conforme as leis que dispomos. É com acompanhamento, monitoramento, sendo atuante e participativo é que vamos ter respeito e igualdade de direitos”, finalizou Edna Gomes, secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho.

Texto: Eva Pereira/Secom Cabo
Fotos: Léo Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário