A Rua da Linha está ganhando um novo visual. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente tem trabalhado em melhorias na localidade para promover mobilidade urbana e conforto para a população. Estão sendo feitas ações como instalação de nova iluminação, plantação de vegetação que influencia no paisagismo, pinturas e aperfeiçoamento de praças ao longo do trecho.
Os trabalhos fazem parte do Projeto de Revitalização do Centro, e englobam o trecho que vai das proximidades da Estação Ferroviária até a Praça do Jacaré. Este último, concluído em julho. O espaço público foi recuperado e teve de volta o símbolo que deu nome à praça: um jacaré de papo amarelo produzido em resina policromada.
Ainda está sendo restaurada a paradas de ônibus que lembra o formato das antigas estações de trem. “Os pontos de ônibus visam buscar a preservação do local onde passava o trem que atendia os moradores e trabalhadores do Cabo de Santo Agostinho”, explica a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Catarina Dourado.
HISTÓRIA – O trem chegou ao Cabo em 1855, onde foi instalada a primeira estação terminal da Estrada de Ferro Recife ao São Francisco. Já em 1905, a estação Cabo passou a fazer parte do Ramal Recife-Maceió e funcionou até meados dos anos 80.

Texto: Luana Oliveira/Estagiária Secom Cabo