Com o objetivo de celebrar a cultura popular do município, a Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco reuniu cerca de 40 estudantes da Escola Dr. Marivaldo Burégio de Lima nesta terça-feira (30/10). O encontro foi em homenagem ao Dia do Poeta e da Poesia celebrados, respectivamente, em 20 e 31 de outubro. Neste ano, o evento teve um sabor especial: A literatura de cordel é o novo Patrimônio Imaterial Brasileiro.
Dois artistas cabenses, Gerson Santos e Esperantivo, foram os homenageados da festa. Ambos conduziram as apresentações em uma roda de conversa destinada a contação de poesias e literatura de cordel para alunos do 9° ano da rede municipal. De acordo com Erenir Paixão, coordenadora da Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, o momento é de alegria e de incentivo aos jovens do Cabo. “ Estamos duplamente felizes, por comemorar datas especiais e pelo reconhecimento da arte do cordel. Nossos artistas merecem ficar eternizados”, ressaltou.
Para o cordelista, Gerson Santos, a manhã foi de agradecimento. “ Há 35 anos escrevo cordel e procuro sempre enaltecer a cultura de nossa cidade. Hoje, fazer parte deste momento, me deixa lisonjeado com a homenagem”, destacou. “ Estou vendo um trabalho de tantos anos sendo reconhecido da forma mais bela: Como Patrimônio Imaterial do Brasil. Partilhar com jovens na biblioteca me deixa emocionado”, finalizou Gerson.
Literatura de Cordel – O título foi concedido em 19 de setembro deste ano pelo Conselho Consultivo como Patrimônio Cultural Brasileiro. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Ministério da cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Texto: Natália Andrade / Estagiária Secom Cabo
Foto: Pedro Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário