sábado, 7 de abril de 2012

Fórum debate os impactos causados pelo crescimento econômico vivido pelo município





A preocupação constante com o desenvolvimento econômico e seus impactos no município levou a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho a promover um Fórum do Crescimento Econômico. O evento reuniu, na manhã desta terça-feira (03/04), representantes dos consórcios que atuam no Complexo de Suape, da Petrobras e de um comitê de segurança, envolvendo polícia militar e delegacia municipal. O encontro foi no Teatro Barreto Júnior e contou também com a presença da secretária executiva da Mulher, Lucidalva do Nascimento, representantes das secretarias de Defesa Social e de Planejamento e Meio Ambiente e da Câmara Municipal, o vereador José Feliciano. A ação foi uma iniciativa das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Executiva de Combate às Drogas.

No início do Fórum, a secretária de Combate às Drogas, Lytiene Rodrigues, apresentou diversos estudos, com base no Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que demonstra, através de dados estatísticos, o crescente aumento populacional do município e como isso vem afetando diretamente a população local. “A taxa de crescimento populacional aumentou 17,3%, do ano de 2000 para 2010. Esse aumento atingiu mais a zona urbana. Isso mostra a migração da população rural para a área urbana e de outras regiões e estados para o nosso município”, relatou. “A gestão do prefeito Lula Cabral comprovou que ao longo dos anos vem acompanhando o ritmo desse processo de crescimento, haja vista os investimentos consistentes realizados na área de infraestrutura, educação, saúde, emprego e renda”, acrescentou. 

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto, destacou que o município tem investido bastante em ações nas áreas social, de saúde, segurança, educação e outras que foram afetadas com o impacto desse desenvolvimento. “Mesmo com todos os investimentos realizados por essa gestão, queremos melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população. Essa luta tem que ser nossa, de vocês (empresas) e de toda sociedade civil que está vivenciando essa realidade”, pontuou.

De acordo com Lytiene Rodrigues, essas empresas precisam estar atuantes na questão da responsabilidade social. É importante a realização dessas ações de forma integrada com a prefeitura e outros parceiros que atuam diretamente ligados as necessidades do município. “Uma forma de amenizar esses impactos é priorizar a mão de obra local, qualificando-os e empregando-os”, concluiu.

“Nós nos preocupamos e estamos sensíveis com a realidade vivida hoje no município. É tanto que a gente já vem realizando ações na área social, inclusive muitas delas em parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Essa iniciativa de reflexão é excelente. Visamos poder contribuir ainda mais para a melhoria do município”, afirmou o coordenador de Responsabilidade Social da Conest (consórcio que constrói a refinaria Abreu e Lima), Neivaldo Rocha.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo. 
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário