segunda-feira, 23 de abril de 2012

Praça de Gaibu já começou a ser restaurada para receber melhor cabenses e turistas





A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou esta semana a primeira etapa das obras de restauração e requalificação da Praça de Gaibu, localizada na beira mar. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos e vai beneficiar moradores, turistas e comerciantes da orla. A previsão de término desta etapa da obra é de 30 dias.

“A recuperação e a manutenção de alguns equipamentos e ruas em todo o município é uma determinação dada pelo prefeito Lula Cabral. Estamos realizando uma espécie de mutirão em toda a cidade para oferecer aos moradores maior mobilidade e conforto”, declarou o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, André Morais.

Para esta fase estão previstas ações como a reconstrução do cais (muro para conter o avanço do mar), trocas das pedras do calçadão, implantação de uma rampa de acesso para pessoas portadoras de deficiência física e uma escadaria. Segundo o gerente da Regional 2, Sérgio Belo, o trecho da orla onde os muros serão reconstruídos começa na praça e termina no Costal Rochoso, conhecido como terminal de Gaibu. A escadaria e a rampa de acessibilidade para a praia vão ser construídas na lateral da praça. Já a segunda etapa da obra pretende englobar os serviços de iluminação, paisagismo, implantação de novos bancos e a troca dos chuveiros públicos.

Ainda de acordo com Sérgio Belo, essa obra de requalificação é o começo de um plano de ações que visa melhorar cada vez mais a área das praias. “Nós estamos ouvindo a população e intensificando esses serviços nos locais mais solicitados. Além disso, faremos também um trabalho de conscientização ambiental com os proprietários dos quiosques, para manter a praia limpa e bem cuidada”, relatou.

Dona Maria de Lourdes, 76, moradora de Gaibu e proprietária de um dos quiosques da praça há 30 anos, observava contente o início das obras. “Só eu sei como esse serviço vai melhorar nossas vidas. A Prefeitura já está cuidando para combater a violência e o consumo de drogas por aqui e agora, com esses serviços para melhorar a praça, as vendas vão aumentar. Os turistas e os moradores vão passar a frequentar mais a área, que vai ficar mais bonita”, comemorou.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário