sábado, 7 de abril de 2012

Prefeitura reinaugura Instituição Acolhedora Recanto da Criança na Vila Roca










A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho reinaugurou, na tarde dessa segunda-feira (02/04), a Instituição Acolhedora Recanto da Criança, na Vila Roca. O espaço foi reformado e ampliado para melhor atender as crianças cabenses. O trabalho é realizado em parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público, porém é totalmente mantido com recursos municipais.

O prefeito Lula Cabral esteve presente na solenidade e ressaltou a importância da instituição para o município. “Este espaço é referência no estado de Pernambuco. As crianças são muito bem acolhidas aqui, inclusive, as famílias melhoram quando vêem o tratamento que elas recebem. A gente faz de tudo para dar o carinho e o amor que essas crianças não têm em casa. Esse é um dos nossos compromissos de governo”, afirmou Lula Cabral.

De acordo com a secretária Municipal de Programas Sociais, Edna Gomes, este equipamento evita que as crianças tenham seus direitos violados. “O prefeito Lula Cabral faz questão de manter o que preconiza o estatuto da criança no artigo que diz: ‘criança tem prioridade absoluta’. No nosso município não poderia ser diferente, eu acredito nesse trabalho”, declarou a secretária.

Entre os presentes na reinauguração estava o vigário episcopal do Vicariato Cabo, monsenhor Josivaldo Bezerra, que iniciou a cerimônia agradecendo e fazendo uma oração. Também participaram a juíza da Vara da Infância e Juventude, Hélia Viegas, e vários secretários municipais. “O objetivo da casa é acolher as crianças e adolescentes em situação de risco familiar. Aqui as crianças são bem acolhidas, o município está de parabéns”, destacou Hélia Viegas.

No fim, o prefeito descerrou a placa inaugural e visitou as instalações. A casa conta hoje com sala, cozinha, um quarto e um banheiro para meninas, um quarto e um banheiro para meninos, um quarto para bebês, um closet com espaços separados para cada criança, uma sala de pedagogia, espaço para reuniões, espaço de leitura, sala de psicologia, sala médica e playground.

RECANTO DA CRIANÇA – O Recanto da Criança é uma casa acolhedora para crianças de 0 a 12 anos, em situação de abandono familiar e/ou maus tratos. As crianças são encaminhadas pelo Conselho Tutelar e permanecem no local aguardando decisão judicial, se serão encaminhadas para adoção ou reintegradas às famílias. A casa funciona 24 horas e tem capacidade para atender até 30 crianças. Atualmente, 20 crianças estão sendo atendidas na instituição que é mantida pela Secretaria de Programas Sociais. O recanto conta com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, nutricionista e uma equipe de cozinha e limpeza. As crianças e suas famílias são acompanhadas e monitoradas mesmo depois de deixarem o local.

Texto: Rafaela Jaques - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário