quarta-feira, 25 de abril de 2012

Servidores municipais participam de mais uma capacitação do projeto Escola de Governo







A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta quarta-feira (25/04), mais uma capacitação para servidores municipais, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), situado no bairro da Torrinha. Desta vez, o curso ministrado teve como tema “Treinamento e orientação para agentes públicos sobre pedidos de esclarecimentos, impugnações e recursos administrativos”. Participaram representantes de secretarias municipais e executivas do município.

As capacitações fazem parte do Projeto Escola de Governo e desde o seu início (fevereiro de 2011) já foram realizados 14 cursos, beneficiando mais de 600 servidores do município. Entre os treinamentos, estão Gestão e fiscalização de contratos, Gestão de orçamento público, Gestão de convênios, Contratação direta sem licitação, Retenções tributárias no município e Terceirização da mão de obra na administração pública. Todos eles foram ministrados pela B &B - Solução em Gestão Pública, e contam com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.

O Cabo é o único município de Pernambuco a receber esta ação. Os cursos têm como objetivo capacitar gestores com a formação prática, através das peculiaridades da gestão da administração pública, além de elevar seu nível cultural e técnico. De acordo com o consultor sênior da B & B, Osvir Thomaz, esta é uma ótima oportunidade. “O conhecimento adquirido é um legado que o gestor levará durante sua vida profissional na administração pública”, afirmou.

“Também é crucial que se compreenda o momento de desenvolvimento do nordeste e também do país, razão para qual o conhecimento para o desenvolvimento das atividades trará uma resposta célere e eficaz que são inerentes à gestão profissional”, frisou o consultor. “A atividade do gestor público deve ser balizada buscando harmonizar a atividade técnica com as demandas políticas. Ambas devem caminhar harmonicamente”, completou Osvir Thomaz.

Para o analista administrativo da procuradoria do Cabo, José Albérico Silva, a iniciativa é positiva. “A experiência é muito agregadora. Aqui nós temos a visão da prática da gestão pública. Nós já sabemos a teoria e agora temos a oportunidade de aprender através de exemplos ligados à Prefeitura. Estou aprendendo muito com estes cursos”, declarou ele.

O último treinamento foi sobre Gestão de Controle Interno e aconteceu no dia 13 deste mês, com a finalidade de trazer conhecimento sobre a função institucional do controle interno para proteger a administração de irregularidades. Os cursos do projeto Escola de Governo continuam sendo realizados até dezembro deste ano.

Texto: Rafaela Jaques - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário